A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) anunciou recentemente retificações em quatro editais de seus concursos públicos, que oferecem um total de 255 vagas para diferentes unidades policiais no estado.

As mudanças envolvem ajustes nos requisitos para algumas vagas, atualização do conteúdo programático das provas e simplificação de procedimentos para isenção de taxa.

Principais alterações nos editais

Nos editais nº 01 e nº 02, houve simplificação no procedimento de isenção de taxa para candidatos desempregados, que agora precisam apenas enviar o requerimento de isenção assinado, acompanhado dos documentos comprobatórios, conforme modelo do Anexo V. Além disso, foram feitas atualizações na referência legal sobre o curso de formação na ACADEPOL, que passa a seguir o artigo 83 da Lei Complementar nº 129/2013.

No edital nº 03, houve alterações importantes nos requisitos acadêmicos: agora, além de cursos de graduação em bacharelado e licenciatura, diplomas de tecnólogo também serão aceitos para o cargo de Perito Criminal. A referência legal foi ajustada para o artigo 83 da Lei Complementar nº 129/2013, além de mudanças no conteúdo programático de direito penal e processual.

O edital nº 04 também passou por mudanças similares, com correções na referência ao artigo da Lei Complementar nº 129/2013 para o cargo de Investigador de Polícia I e simplificação do processo de isenção de taxa.

Veja as retificações:

Edital 01/2024

Edital 02/2024

Edital 03/2024

Edital 04/2024

Informações sobre o concurso

O concurso oferece 54 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Substituto (edital nº 01/2024), 10 vagas para Médicos Legistas (edital nº 02/2024), 26 vagas para Perito Criminal (edital nº 03/2024) e 165 vagas para Investigadores de Polícia I (edital nº 04/2024). Os salários variam de R$ 5.322,62 a R$ 14.931,31 para jornadas de 40 horas semanais, em regime estatutário.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e atender às exigências específicas para cada cargo, incluindo ensino superior completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino) e em pleno gozo dos direitos civis e políticos.

Inscrições

As inscrições para os concursos serão realizadas online, pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), até às 16h do dia 19 de novembro de 2024. A taxa de inscrição varia entre R$ 85,00 e R$ 220,00, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico ou doadores de sangue, desde que a solicitação tenha sido feita entre 21 e 24 de outubro de 2024.

Para candidatos com dificuldades de acesso à internet, haverá postos de apoio na sede da PC-MG, em Belo Horizonte, e nas Delegacias do interior do estado.

Etapas de provas

O processo seletivo conta com cinco etapas. A Prova de Conhecimento Objetiva, composta por 80 questões, será realizada no dia 26 de janeiro de 2025. Os candidatos aprovados para o cargo de Delegado (edital nº 01/2024) participarão ainda de uma prova dissertativa, prevista para 15 de junho de 2025, e de uma prova oral, com data a ser anunciada.

Além das provas de conhecimento, os candidatos passarão por exames biomédicos e biofísicos, avaliação psicológica, análise de títulos e investigação social.

Os concursos públicos terão validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período a partir da data de homologação.

Para mais detalhes, os candidatos podem consultar os documentos completos no site da organizadora e acompanhar as atualizações publicadas pela PC-MG.