Saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira de 17 de maio a Resolução Nº 6 de 13 de Maio que aprova o Regulamento do novo concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. A publicação do regulamento é mais um passo para o lançamento de um novo edital.
A novidade para o próximo concurso do DNIT será a adição do curso de formação aos aprovados. O regulamento não informa quais cargos serão ofertados, apenas as etapas de seleção dos candidatos.
Agora, um grupo de trabalho deverá ser criado para levantar os cargos e vagas a serem preenchidas. Mesmo com autorização neste ano, o edital deve ficar para 2023.
O próximo concurso público do DNIT compreenderá duas etapas, sendo:
- primeira etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
- segunda etapa consistirá em Programa de Formação, de caráter eliminatório.
As provas objetivas e discursivas devem ser aplicadas a todos, ficando a avaliação de títulos restrita aos cargos de nível superior. Para Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, poderá ser exigido ainda exame de habilidade específica durante a primeira etapa de provas.
Cargos e salários do DNIT
Segundo o portal de transparência do Governo, os salários no DNIT variam de R$ 4.956 a R$ 11.754. Confira:
- Técnico Administrativo (nível médio) - R$ 4.956,57
- Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes (nível médio/técnico) - R$ 5.634,40
- Analista Administrativo (nível superior) - R$ 9.444,63
- Analista em Infraestrutura de Transportes (nível superior) - R$ 11.754,43
- Veja o regulamento do próximo concurso do DNIT
DNIT teve concurso há 10 anos
O último concurso do DNIT ocorreu entre 2012 e 2013. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu 1.200 vagas com salários na época entre R$ 2.507,30 e R$ 7.815,81.
A coordenação do concurso esteve a cargo da extinta Escola de Administração Fazendária (ESAF). Foram 117.732 inscritos para as 1.200 vagas ofertadas, gerando uma concorrência média de 98 candidatos por vaga. A lista completa por estados pode ser conferida aqui.
O concurso público foi destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos de nível médio e superior em várias regiões do país.
Para nível superior as vagas envolveram cargos de Analista em Infraestrutura de Transportes nas seguintes especialidades: Ambiental (25), Geoprocessamento (7) e Engenharia Civil (147) com remuneração de R$ 7.815,81.
Ainda de nível superior, vagas de Analista Administrativo nas áreas Contábil (35), Tecnologia da Informação (10) e Administrativa (65) tinham vencimentos de R$ 5.408,21.
Para nível médio com curso técnico em qualquer área haviam vagas de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes nas especialidades de Laboratório (74) e Topografia (89), com salário de R$ 3.545,88.
Exigindo apenas nível médio as chances eram de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes na especialidade de Estradas (604 vagas), com inicial de R$ 3.545,88; e Técnico Administrativo (144 vagas), que pagava R$ 2.507,30.
As vagas foram distribuídas entre unidade sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Brasília, Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR/RJ) e Superintendências localizadas nos estados de AL, AM/RR, BA, CE, ES, GO/DF, MA, MG, MS, MT, PA/AP, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO/AC, RS, SC, SE, SP e TO.
Os candidatos foram avaliados por duas provas objetivas e uma prova discursiva para todos os cargos. A validade do concurso foi de 1 ano, prorrogado por mais 1.
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