O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização de um novo concurso para diplomata, com 50 vagas e salário inicial de R$ 20,9 mil. A autorização foi publicada na última sexta-feira (14) no Diário Oficial da União, para ingresso na função de terceiro-secretário, início da carreira diplomática.

O processo seletivo é conhecido por sua alta concorrência e exigência acadêmica. Em 2023, 7.901 candidatos disputaram as 50 vagas, confirmando o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) como um dos mais difíceis do país. A prova abrange diversas disciplinas e requer um amplo conhecimento dos candidatos.

Os diplomatas são servidores públicos que representam o Estado brasileiro e seus cidadãos no exterior. Entre suas funções, estão a negociação de interesses do país em conferências internacionais e o atendimento a cidadãos brasileiros em consulados.

Etapas do concurso para Diplomata

A primeira fase do concurso consistirá em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 73 questões de:

  1. a) Língua Portuguesa;
    b) História do Brasil;
    c) História Mundial;
    d) Geografia;
    e) Língua Inglesa;
    f) Política Internacional;
    g) Economia;
    h) Direito.

A Segunda Fase tem provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A Terceira Fase exige aprovação em provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Será estabelecida uma nota mínima para aprovação no conjunto das provas da segunda fase.

Como é o Concurso?

Realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Itamaraty, o CACD inclui provas objetivas e escritas.

Segundo a portaria, a primeira prova deverá ser aplicada em até dois meses após a divulgação do edital, que ainda não tem data definida. Para participar, é necessário ser cidadão brasileiro nato e possuir formação superior em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Nos próximos dias, o Itamaraty deve publicar o edital do novo concurso, com detalhes sobre as inscrições e datas das provas. Acompanhe.