O governo do estado decidiu prorrogar, por mais dois anos, a validade do concurso público do Corpo de Bombeiros do Tocantins, ampliando as chances para futuras nomeações. O edital, lançado em 2021, ofertou 115 vagas destinadas a soldados e cadetes.

A decisão foi oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Tocantins, datado desta quinta-feira (16). A prorrogação, que entra em vigor a partir desta sexta-feira (17), estende o período de validade do concurso até novembro de 2025, proporcionando novas oportunidades aos candidatos aprovados.

O edital original, lançado em 8 de fevereiro de 2021, contemplou 115 vagas distribuídas entre os níveis médio e superior. Desse total, 15 foram destinadas a cadetes, a posição inicial na carreira de oficial, e as 100 restantes para aluno soldado, que integram a categoria de Praças.

Remuneração e benefícios

Os cadetes, ao ingressarem na carreira, tinham uma remuneração inicial de R$ 4.805,62 durante o período de formação, que abrange três anos. Após se tornarem aspirantes a oficiais, esse valor seria reajustado para R$ 8.952,33.

Já para os praças, o salário inicial era de R$ 1.665,50, pago durante o curso com duração aproximada de 10 meses. Após a conclusão, os aprovados seriam designados como soldados de 2ª classe, com uma remuneração de R$ 3.330,99.

Requisitos para ingresso

Os candidatos que participaram do concurso para o Corpo de Bombeiros do Tocantins precisaram atender aos seguintes requisitos:

  • Curso de graduação em qualquer área de formação para Oficial (Cadete);
  • Formação de ensino médio para Soldado;
  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos (na época);
  • Altura mínima de 1,63m (masculino) e de 1,60m (feminino);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros.

Processo seletivo teve cinco etapas

Os inscritos foram submetidos a um processo seletivo composto por cinco etapas de avaliação, incluindo:

  • Prova de Conhecimentos, com prova objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Avaliação médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social e da vida pregressa, de caráter eliminatório.

Todas as etapas da seleção foram coordenadas pelo Cebraspe.

Os aprovados podem acompanhar as nomeações na corporação por meio do site dos Bombeiros-TO