Atenção concurseiros que pretendem realizar o concurso dos Correios neste ano! Grande parte dos aprovados do certame deverão ser nomeados para tomar posse e exercer as atividades ainda neste ano!

Conforme nota publicada pela empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, foi confirmada a intenção de convocar e nomear os primeiros aprovados ainda este ano, em 2024. Veja a nota:

"Conforme amplamente divulgado, os Correios estão realizando processo de contratação por meio de concurso público e contratação de pessoas ainda em 2024"

Além da nota, por meio da Sala de Imprensa, os Correios já haviam divulgado, no início de abril de 2024, o cronograma do concurso muito esperado por candidatos de todo o país. Esse foi o organograma divulgado pela Sala de Imprensa dos Correios:

Esse foi o organograma previsto, mas uma nota esclarece que "os prazos previstos atendem ritos legais e que a empresa irá trabalhar para reduzi-los, sempre que possível".

Ainda assim, com edital em setembro e provas previstas para novembro, é pouco provável que um concurso desse porte consiga nomear aprovados ainda este ano. Com divulgação do resultado prevista para dezembro e todo o prazo de recursos, é esperado que os primeiros convocados sejam convocados mesmo só em 2025.

3 bancas disputam a organização

Atualmente três empresas disputam a organização do novo concurso: Cebraspe, Cesgranrio e Idecan. O certame deverá ofertar vagas para cargos de agente, que exige nível médio e possui salário inicial de R$ 2.256,18 mensais e vagas para o cargo de analista, em especialidades diversas, que exige nível superior e possui salário inicial de R$ 6.557,11 mensais.

Conforme organograma divulgado, o Edital deverá ser publicado em setembro deste ano.

Último concurso

Os Correios não realizam um grande concurso público na área operacional há mais de uma década. O último concurso para a empresa ocorreu no ano de 2011. Na oportunidade o certame foi realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e foram ofertadas mais de 9 mil vagas sendo 8.346 vagas para candidatos de nível médio e 751 vagas para profissionais de nível médio/técnico e superior.