O concurso público dos Correios, realizado no último domingo (15), registrou uma grande taxa de abstenção. Dos 1,67 milhão de inscritos, apenas 1.000.692 candidatos compareceram para realizar as provas, confirmou o órgão nesta segunda-feira, 16. Isso representa 59,85% do total, ou seja, 670.012 candidatos faltaram ao exame, segundo a estatal.

As provas, aplicadas em 3.166 locais de 387 cidades do país, tiveram início às 13h e término às 17h, com provas podendo ser levadas após 2h do início do teste. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) já divulgou os gabaritos para as 3.511 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Gabaritos e próxima etapa

O gabarito preliminar e os cadernos de prova foram divulgados no site do IBFC ainda na noite de domingo.

Os candidatos podem acessar os documentos mediante login na plataforma oficial. O prazo para interposição de recursos está aberto até às 17h da quarta-feira (18).

O cronograma completo das próximas etapas será publicado em breve e os resultados devem sair só no decorrer do mês de janeiro de 2025.

Concurso dos Correios tem 3,5 mil vagas

O certame oferece 3.099 vagas para Agente dos Correios (Carteiro), com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 2.429,26 e 412 vagas para Analista dos Correios, destinadas a candidatos com nível superior, com salário inicial de R$ 6.872,48.

Além do salário, há benefícios de plano de saúde, auxílio-alimentação, vale-transporte e outros adicionais previstos em lei.

Provas e critérios de aprovação

Para passar, o candidato precisará atingir um índice mínimo de acertos. Veja:

  • Agente dos Correios: prova objetiva com 50 questões, totalizando 60 pontos. Para ser aprovado, é necessário alcançar os seguintes mínimos:
    • 12 pontos em Língua Portuguesa;
    • 6 pontos em Matemática;
    • 2 pontos em Noções de Informática;
    • 2 pontos em Conhecimentos Gerais;
    • 2 pontos em Código de Conduta Ética e Integridade;
    • 30 pontos no total da prova.
  • Analista dos Correios: prova objetiva com 50 questões e uma prova discursiva (redação de até 30 linhas). Para aprovação, o candidato deve obter pelo menos 40% dos pontos em cada área e 50% no total.

Os resultados das provas objetivas e discursivas determinarão a classificação final dos candidatos, que será organizada por localidade (Macrorregião). A validade do concurso é de 1 ano, podendo ser prorrogada por igual período, conforme decisão dos Correios.