Foi autorizado na quarta-feira, dia 09, a abertura de um novo concurso público da Emater-Ascar do Rio Grande do Sul. O então governador Ranolfo Vieira Júnior assinou o documento e aprovou o processo de seleção para contratar 98 novos servidores em cargos de nível médio e superior.

Conforme o documento assinado, serão ofertadas 98 vagas que deverão compor o quadro de funcionários da Emater, que atua em diversos municípios prestando serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação.

Veja os cargos e as vagas que serão ofertadas:

CARGO ESPECIALIDADE NÚMERO DE VAGAS
Assistente Administrativo - 06
Assistente técnico administrativo I Contabilidade 02
Assistente técnico administrativo I Informática 01
Extensionista rural Nível Médio I Agropecuária 47
Extensionista rural Nível Médio I Social 10
Extensionista rural Nível Superior I Agropecuária 20
Extensionista rural Nível Superior I Social 04
Técnico científico I Médico do Trabalho 01
Técnico científico I Administração e Finanças 02
Técnico científico I Analista de sistemas 01
Técnico científico I Contabilidade 01
Técnico científico I Pedagogia 01
Técnico científico I Recursos Humanos 01
Técnico científico I Serviço Social 01

Os salários dos cargos podem ser conferido no portal da Transparência do Governo RS.

Até o momento, não há mais informações referente ao prazo de divulgação e abertura do edital. Com a autorização do concurso, o próximo passo será a contratação da banca organizadora.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antonio Velho Lopes, diz que o concurso contribuirá para a recomposição do quadro de funcionários da Emater para o pleno atendimento aos produtores rurais de todo o Estado.

"Esse governo assumiu o compromisso de viabilizar esse concurso, que era uma demanda antiga da Emater. Estamos muito felizes por essa grande conquista dos servidores da Emater e da instituição como um todo", comenta Domingos Velho Lopes.

Quando ocorreu o último concurso EMATER RS?

A Emater RS realizou seu último certame no ano de 2011 para formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Na época, os salários variavam entre R$ 1.135 e R$ 2.831.

A empresa responsável pela seleção foi a Objetiva Concursos. A seleção dos candidatos foi realizada através de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A prova envolveu questões de:

  • Língua portuguesa;
  • Informática;
  • Desenvolvimento rural;
  • Conhecimentos específicos.