A Escola de Sargentos das Armas (ESA) dá início a mais uma seleção para o ano de 2024. As provas estão agendadas para o dia 15 de setembro e têm como objetivo preencher 1.100 vagas nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das áreas Geral, Músico e Saúde. Os candidatos selecionados ingressarão na Escola de Sargentos do Exército em 2025.

A remuneração inicial ofertada é de R$ 3.825,00, além de benefícios e possibilidade de aumento. São selecionados candidatos de ambos os sexos nas seguintes áreas de formação:

Área Qualificação Militar Sexo
Geral Infantaria Masculino
Cavalaria Masculino
Artilharia Masculino
Engenharia Masculino
Comunicações Masculino
Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto Masculino e Feminino
Material Bélico - Manutenção de Armamento Masculino e Feminino
Material Bélico - Mecânico Operador Masculino e Feminino
Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada Masculino e Feminino
Manutenção de Comunicações Masculino e Feminino
Topografia Masculino e Feminino
Intendência Masculino e Feminino
Aviação - Manutenção Masculino e Feminino
Música Músico Masculino e Feminino
Saúde Saúde Masculino e Feminino

Local de prova

O local de realização das provas poderá ser consultado a partir do dia 28 de agosto de 2024, no site https://concursocfgs.esa.eb.mil.br/.

O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 3h em relação ao horário previsto para o início, considerando o horário oficial de Brasília. Os portões de acesso aos locais serão fechados 1h antes do horário de início da prova.

O candidato inscrito só poderá entrar no local de prova se apresentar à Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) impresso e um documento de identificação original:

  • Carteira de Identidade, expedida por órgãos públicos civis ou militares;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira expedida pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional, criados por lei federal, com valor de documento de identidade;
  • Passaporte
  • Carteira de Identificação Funcional que tenha valor legal de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia (não necessita estar no prazo de validade); e
  • outro documento público com foto que, na forma da legislação vigente, seja considerado como documento de identificação. Parágrafo único. Serão aceitas as versões digitais dos documentos tratados nos incisos I e VI, desde que apresentadas nos aplicativos oficiais de cada instituição.

Atenção! Não serão aceitas cópias, fotos digitais, protocolos ou boletins de ocorrência dos documentos de identificação, pois não permitem conferência durante as etapas do CA.

O que vestir no dia da prova?

O candidato deve comparecer ao local do exame com trajes apropriados, sem usar óculos escuros, gorro, chapéu, boné, viseira, lenços de cabelo, cachecol, e outros acessórios. É proibido usar roupas com estampas que possam ofender a Constituição Federal ou fazer apologia a drogas e outros crimes.

Trajes apropriados incluem calça comprida, bermuda ou saia na altura do joelho, camisa ou camiseta e calçados como sapato, bota, sapatênis, tênis, chinelo ou sandália de dedo. Os cabelos devem estar presos, se necessário, para que as orelhas fiquem visíveis.

Exame Intelectual

O Exame Intelectual (EI) é composto por uma prova escrita dividida em diferentes partes para cada área:

  • Matemática: 14 questões objetivas para a Área Geral e 10 para as Áreas Músico e Saúde.
  • Português: 14 questões objetivas para a Área Geral e 10 para as Áreas Músico e Saúde.
  • História e Geografia do Brasil: 12 questões objetivas para a Área Geral (6 de cada disciplina) e 8 para as Áreas Músico e Saúde (4 de cada disciplina).
  • Inglês: 10 questões objetivas para todas as áreas.
  • Conhecimentos Específicos:
    • Área Saúde: 12 questões objetivas de Enfermagem.
    • Área Músico: 12 questões objetivas de Teoria Musical.
  • Português: Uma questão discursiva (redação) para todas as áreas.

Para a realização das provas, o candidato somente poderá utilizar o seguinte material:

  • pis (apenas para rascunho), borracha, régua transparente, prancheta sem qualquer tipo de inscrição e canetas esferográficas com corpo transparente de tinta preta ou azul, não se permitindo que o material apresente qualquer tipo de inscrição, exceto as de caracterização (marca, fabricante e modelo) e as de graduação (régua).

Critérios de aprovação

Cada parte da prova vale de 0,000 a 10,000 pontos. Será considerado reprovado no EI e eliminado do concurso o candidato que for enquadrado em uma ou mais das seguintes situações:

  • Não obtiver nota igual ou superior à nota mediana de cada uma das partes da prova;
  • For considerado "INAPTO" na questão de Redação (nota inferior a 5,000).

Além do Exame Intelectual, os candidatos passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação de requisitos biográficos e heteroidentificação para candidatos que optarem por concorrer no sistema de reserva de vagas para negros e pardos.