A Funasa enviou solicitação para promover um novo concurso público para preencher 587 vagas efetivas em seu quadro. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Economia por meio do Ministério da Saúde. No momento o pedido encontra-se em análise e o edital só será divulgado após o aval do Ministério, ainda sem um parecer.
Por meio de Ofício, a Funasa reportou ao Ministério da Saúde para que reavaliasse a inclusão de pedido de novo concurso na proposta orçamentária do exercício de 2020. A fundação salientou a necessidade urgente em recompor seu quadro para preencher 587 vagas. Conforme o que dispõe a nota técnica, os cargos pertencentes à carreira da previdência da saúde e do trabalho serão de nível médio e superior. Ainda, o documento aponta que essas vagas serão imprescindíveis ao cumprimento da missão institucional de promover a saúde pública e a inclusão social, por meio de ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Uma das justificativas apontas pela Funasa para promover o concurso é a de que a redução da força de trabalho gira em torno de 50% sem a devida recomposição, gerando risco às atividades institucionais da fundação. Ainda, afirmam que a situação se agravou ainda mais nesse exercício com o aumento de vacâncias ocorridas em razão de aposentadorias que somam em torno de 600. Além das aposentadorias, houve o término de contratos por prazo determinado de profissionais que atuavam junto à fundação.
Um parecer da Procuradoria Federal junto à Funasa aprovou a proposta de concurso público:
"Poder-se-ia, inclusive, dizer que a necessidade de contratação é tão premente que traz à baila o princípio da continuidade do serviço público, que pode ficar ameaçado caso não haja providências ante o reduzido quadro da Funasa frente a sua tão importante missão institucional"
Vale lembrar que as remunerações iniciais no órgão vão de R$ 3,7 mil a R$ 5,2 mil para nível médio e superior, respectivamente.
Último concurso há 10 anos
A última seleção no órgão aconteceu lá em 2009 sob a responsabilidade da banca Cesgranrio. Na oportunidade, foram oferecidas 411 vagas de nível médio e superior. As avaliações foram compostas de prova teórica objetiva, prova discursiva e prova de títulos.
Os cargos ofertados foram os seguintes:
Nível Médio
Agente Administrativo (185 vagas)
Nível Técnico
Técnico de Contabilidade (20 vagas)
Nível Superior
Administrador (25)
Analista de Suporte de Sistemas (15)
Farmacêutico Bioquímico/Saúde Indígena (20)
Geólogo (2)
Arquiteto (7)
Arquivista (1)
Auditor (15)
Bibliotecário (2)
Biólogo (10)
Contador (10)
Engenheiro (70)
Estatístico (5)
Farmacêutico Bioquímico - Engenharia de saúde pública (10)
Sanitarista (4)
Técnico em Assuntos Educacionais (10).
Sem o aval do Ministério da Economia até o momento, o edital ainda deve demorar. Em breve traremos mais informações acerca desse concurso aqui no Ache Concursos. Acompanhe.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.