O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) anunciou na quarta-feira de 05 de junho a convocação de 150 candidatos aprovados e que estavam no cadastro reserva do concurso público realizado para realizar o teste de aptidão física. O certame, que teve sua validade prorrogada em março de 2023 pelo governo do estado, vai nomear novos aprovados.

Foram chamados os aprovados entre as posições 280 a 401 de ampla concorrência do sexo masculino, além das aprovadas entre as posições 64 e 89 do sexo feminino.

De acordo com o edital divulgado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), os convocados devem comparecer nos dias 25 e 26 de junho para a realização do Teste de Aptidão Física (TAF). A fase ocorrerá no Comando-Geral da Polícia Militar (25) e no Estádio do Zerão (26), em Macapá - Veja a relação de convocados

O TAF

Os candidatos convocados devem comparecer obrigatoriamente nos dias, locais e horários designados, vestidos adequadamente para a prática de Educação Física, portando documento de identificação oficial com foto e atestado médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido no máximo 30 dias antes da realização do teste.

O concurso esteve a cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC) e teve resultado final homologado em maio de 2019.

O Teste de Aptidão Física é exclusivamente eliminatório, e o candidato será avaliado como APTO ou INAPTO, considerando a capacidade mínima necessária para suportar as exigências físicas e orgânicas do Curso de Formação, bem como para o desempenho eficiente das funções profissionais, de acordo com a natureza dos cargos.

Quaisquer condições orgânicas que impossibilitem o candidato de participar dos testes ou que reduzam sua capacidade física e/ou orgânica, como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, gravidez, etc., não serão consideradas, e nenhum tratamento diferenciado será concedido.

Detalhes do Concurso IAPEN

As vagas disponíveis são para os cargos de policial penal masculino e feminino, com requisito mínimo de certificado de conclusão do ensino médio, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O salário para os cargos será de R$ 3.318,64.

Além disso, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Idade mínima de 18 anos.
  • Não estar cumprindo pena (sentença transitada em julgado).
  • Possuir estrutura emocional para situações de risco e estresse.
  • Ter conduta social irrepreensível, comprovada idoneidade moral e sem antecedentes criminais.

Durante o Curso de Formação Profissional, o candidato receberá o valor correspondente a 50% do vencimento inicial do cargo.

Os candidatos que foram aprovados na prova objetiva passarão por diversas etapas, incluindo:

  • Teste de aptidão física, envolvendo Flexão de braço na barra fixa, Abdominal supra, Salto em altura e Corrida de doze minutos.
  • Investigação Social.
  • Avaliação Psicológica.
  • Exame de Saúde.
  • Exame Documental.
  • Curso de Formação.