O Cebraspe disponibilizou às 8h desta quinta-feira, 22 de dezembro, os gabaritos oficiais definitivos e o resultado final das provas objetivas do concurso INSS 2022. A publicação dos resultados era aguardada por milhares de participantes do certame, que neste ano registrou mais de 1 milhão de inscritos.

As provas do concurso foram aplicadas em quase 100 municípios brasileiros no dia 29 de novembro, conforme a localização das Gerências Executivas (GEX) do INSS. Os candidatos de Guarulhos-SP tiveram a etapa adiada para 11 de dezembro por causa de "problemas logísticos", de acordo com a organizadora.

O concurso do INSS oferece 1.000 vagas imediatas e outras 2.335 em cadastro de reserva no cargo de Técnico do Seguro Social. Para assumir o cargo que tem salários iniciais de R$ 5.905,79 é necessário ter ensino médio completo.

Cebraspe divulgou resultados do INSS

A partir das 8h desta quinta-feira, 22 de dezembro, os candidatos podem consultar o resultado individual das provas do INSS, além dos gabaritos definitivos e da lista de convocação para avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação.

- Veja o resultado do concurso INSS 2022

A consulta pode ser feita também pelo site do Cebraspe - https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22.

Os gabaritos preliminares e o caderno de provas foram disponibilizados a partir das 19h do dia 29 de novembro, por meio de consulta individual no site do Cebraspe. Os candidatos tiveram até as 18h do dia 02 de dezembro para interpor recurso quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos preliminares.

As provas do concurso INSS foram compostas por 120 questões, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos sobre temas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

De acordo com o edital, será reprovado no concurso INSS o candidato que se enquadrar nas seguintes pontuações:

  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.