A ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou através da PORTARIA/MGI Nº 2.719, DE 7 DE JUNHO DE 2023, a nomeação de 1.000 candidatos aprovados no concurso para Técnico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A publicação oficial foi feita no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12 de junho de 2023.

Essa autorização para as nomeações faz parte do primeiro conjunto de anúncios do Governo Federal, que inclui várias autorizações de concursos federais. Além do preenchimento das vagas no INSS, o governo informou que outros órgãos terão seus concursos autorizados ainda neste mês de junho.

Ainda assim, o déficit de pessoal no INSS é grande. O concurso do INSS ofereceu mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. A remuneração inicial para os candidatos contratados será de até R$5.905,79, para uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais.

INSS quer mais aprovados convocados

Em 31 de maio, o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Glauco André Fonseca Wamburg, enviou um ofício solicitando a convocação de 2.144 candidatos aprovados na primeira etapa do concurso do INSS, ou seja, mais 1.144 excedentes.

No documento, que foi encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Wamburg pediu permissão para aproveitar os candidatos excedentes às vagas originais (mil vagas).

No entanto, ele mencionou que esse número poderia ser reduzido para 1.894, caso a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizasse o preenchimento adicional de 250 vagas, já solicitadas pelo INSS.

Caso os candidatos aprovados sejam convocados, farão curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.

Pedido de concurso para o INSS em 2024 também foi solicitado

Foi feito ainda um novo pedido de concurso do INSS ao Governo Federal. De acordo com a nota técnica do Ministério, o pedido inclui um total de 7.655 vagas.

O pedido, elaborado em maio deste ano, contempla os seguintes cargos:

  • Nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas);
  • Nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).

Para que ocorra um novo concurso do INSS, o pedido enviado pela autarquia deve ser avaliado pelo Governo Federal. Neste governo, a autorização é dada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O governo pode autorizar o pedido na íntegra ou com redução de vagas. No último concurso autorizado, com mil vagas, apenas a carreira de técnico foi contemplada, embora o pedido anterior incluísse vagas para analistas.

É importante ressaltar que, apesar de haver um concurso válido e mesmo com a convocação de todos os excedentes (o pedido para isso foi feito), o INSS ainda enfrenta um grande déficit em seu quadro de funcionários, que só pode ser suprido por meio de novos concursos nos próximos anos.