Atenção concurseiros! Depois de 10 anos, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro (ISS RJ) está prestes a lançar um novo concurso público. Conforme o Termo de Referência publicado recentemente, o certame será para provimento dos cargos de:
- Fiscal de Rendas;
- Analista de Planejamento e Orçamento.
- Confira o Termo de Referência do concurso ISS RJ 2023
Requisitos e remuneração
Ambos os cargos exigem que o candidato possua nível superior completo de formação. Sendo aprovado e convocado, o funcionário poderá receber uma remuneração que varia conforme o cargo pretendido:
- Fiscal de Rendas - R$ 23.876,91;
- Analista de Planejamento e Orçamento - R$ 11.521,71.
Atribuições dos cargos
Fiscal de Rendas: Fiscalizar tributos municipais junto a estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço e demais entidades, bem como verificar a regularidade das escritas em livros e registros fiscais instituídos pela legislação específica; Lavrar autos de infração e apreensão, bem como termos de exame de escrita, fiança, responsabilidade, intimação e documentos correlatos; Efetuar perícias contábil-fiscais especializadas, realizando as diligências necessárias; Proceder à fiscalização de tributos nos documentos em poder dos contribuintes e investigar a evasão ou fraude no pagamento de impostos; Dar parecer em pedidos de isenção fiscal e em recursos aos valores tributados; Prestar aos contribuintes esclarecimentos fiscais, em plantões fiscais ou por meio de comunicações disponíveis.
Analista de Planejamento e Orçamento: Participar da elaboração da lei de Diretrizes Orçamentárias, compatibilizando metas e objetivos das ações propostas pelos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional; participar da elaboração da Proposta Orçamentária Anual e do Orçamento Plurianual, a serem encaminhados à Câmara dos Vereadores, compatibilizando as receitas estimadas às despesas necessárias ao desenvolvimento das atividades e projetos propostos pelos diversos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional; entre outros.
Banca definida
A banca organizadora do concurso já está definida desde o dia 15 de julho de 2022, quando foi autorizado a Fundação Getúlio Vargas a prestar serviços técnico-especializados para a realização do certame. A assinatura do contrato ocorreu no dia 07 de novembro, quando foi publicado o extrato de contrato:
Além da banca responsável pela seleção, uma equipe fiscal foi definida para acompanhar o Termo de Contrato firmado com a organizadora. A lista integra os seguintes nomes:
- Sanny Magalhães de Barros Mendes;
- Fábio de Araújo Barcelos;
- Graziela Luzia Celano Sampaio;
- Luiz Tavares Neto.
Com a banca organizadora definida e os fiscais do certame nomeados, o próximo passo deve ser a divulgação do edital e da data de abertura das inscrições, que devem ser realizadas ainda no mês de maio.
Últimos concursos ISS RJ
Agente da Fazenda
O último concurso para o cargo de Agente da Fazenda ocorreu em 2013, quando o órgão buscou selecionar 64 vagas.
A seleção foi organizada pela própria prefeitura e contou com uma prova objetiva de 80 questões de múltipla escolha, sobre os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa (20);
- Noções de Matemática Financeira (10);
- Raciocínio Lógico - Quantitativo Analítico (05);
- Noções de Direito (30);
- Processo Administrativo (05);
- Processo Administrativo Tributário (05).
Fiscal de Rendas, Agente de Trabalhos de Engenharia e Agente de Fazenda
Já o último grande concurso da Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro para mais de um cargo ocorreu no ano de 2010, quando o órgão realizou a seleção de 100 vagas para os cargos de Fiscal de Rendas, Agente da Fazenda e Agente de Trabalhos de Engenharia. Confira a distribuição das vagas:
- 40 vagas para Fiscal de Rendas;
- 20 vagas para Agente de Fazenda;
- 40 vagas para Agente de Trabalhos de Engenharia.
A seleção dos candidatos contou com as seguintes etapas de seleção:
- Prova Objetiva, para todos os cargos
- Prova Discursiva, para os cargos de Fiscal de Rendas.
A prova objetiva ocorreu em duas fases:
1ª Prova
- Língua Portuguesa (20);
- Raciocínio Lógico-Quantitativo (10);
- Ética do Servidor na Administração Pública (05);
- Economia e Finanças Públicas (05);
- Direito Administrativo (10);
- Dir. Empresarial (10);
- Direito Civil (10);
- Dir. Penal (05);
- Administração Pública (05).
2ª Prova
- Contabilidade Geral (10);
- Direito Constitucional (10);
- Direito Tributário (20);
- Legislação Específica (20);
- Auditoria (05);
- Processo Administrativo Tributário (05).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.