O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou uma retificação significativa em seu próximo edital de concurso público, ampliando as oportunidades de seleção para cargos de Engenheiro de Aquicultura, Médico Veterinário e Zootecnista. Após um pedido de esclarecimentos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o MPA reconheceu a importância estratégica desses profissionais e incluiu 22 vagas nas áreas específicas.
A portaria conjunta nº 13, assinada pelos Ministérios da Gestão e Inovação e da Pesca e Aquicultura, foi publicada em fevereiro no Diário Oficial da União, formalizando essa alteração crucial no quadro de vagas do concurso.
Ainda na última sexta-feira, dia 15 de março, o então ministro da Pesca, André de Paula, encaminhou um ofício à presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida Informando sobre a retificação e inclusão dos novos cargos - Veja o documento
Anteriormente, quando autorizado, o concurso pretendia preencher um total de 264 vagas nos seguintes cargos:
- Direito - 16 vagas,
- Economia - 8 vagas
- Contabilidade - 2 vagas,
- Tecnologia da informação - 17 vagas,
- Jornalismo - 07 vagas,
- Marketing - 1 vaga,
- Engenharia da pescaoceanografia e biologia - 73 vagas,
- Estatística e matemática - 4 vagas,
- Administração e gestão pública - 20 vagas,
- Recursos humano - 7 vagas;
- Assistência social e sociologia - 6 vagas,
- Design gráfico - 2 vagas,
- Engenharia civil - 3 vagas,
- Arquitetura - 1 vaga,
- Profissionais de qualquer formação de nível superior - 97 vagas.
Agora, haverá acréscimo de 22 vagas para médicos-veterinários, engenheiro de aquicultura e zootecnista.
A autorização para o certame foi realizada em 03 de janeiro, por meio da Portaria conjunta do MPA e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Após a autorização, o órgão tem até seis meses para publicar o edital, prevendo-se que a divulgação ocorra até o final de junho.
O certame já conta com comissão responsável, o próximo passo será a definição da banca organizadora e publicação do edital.
Último concurso MPA
O último concurso do Ministério da Pesca e Aquicultura, realizado em 2010, tinha como objetivo preencher 100 posições em diferentes níveis, sendo:
- Nível Médio: 30 vagas para o cargo de Agente Administrativo.
- Nível Superior: 40 vagas para Analista Técnico Administrativo e 30 vagas para Engenheiro.
A responsabilidade pela condução do processo seletivo foi da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os candidatos enfrentaram avaliações objetivas que abordaram uma variedade de disciplinas específicas para cada nível de escolaridade.
No nível médio, as áreas de conhecimento avaliadas foram Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Administrativo. Enquanto isso, no nível superior, além dessas disciplinas, os candidatos foram testados também em Conhecimentos Específicos relacionados às áreas de atuação.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.