O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) está implementando uma nova abordagem para fortalecer e revitalizar as carreiras de seus servidores, abrangendo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Ibama e o ICMBio. Esta iniciativa inclui a realização de novos concursos públicos em tais órgãos, que vão disponibilizar um total de 830 novas oportunidades.

As autorizações desses concursos já foram publicadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Além disso, foram estabelecidas uma Mesa Setorial de Negociação Permanente e uma proposta de modernização e valorização das carreiras ambientais, enviada também ao MGI.

Em uma reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, realizada em 5 de abril, foi proposto um aumento salarial para os próximos dois anos, beneficiando aproximadamente 3 mil servidores de nível superior e 1,8 mil de nível técnico.

As medidas apresentadas aos servidores ainda, incluem:

  • Um aumento médio de 35% no vencimento básico (VB);
  • Um reajuste no valor da gratificação por qualificação (especialização, mestrado e doutorado);
  • A introdução de uma gratificação de localização para valorizar os servidores que atuam em áreas de média e alta dificuldade.

Esses ajustes salariais serão calculados da seguinte forma:

  • Para os servidores de nível superior: um aumento entre 19% e 36%, dependendo da qualificação, desempenho, tempo de serviço e local de atuação.
  • Para os servidores de nível técnico: um aumento entre 18% e 45%, também baseado na qualificação, desempenho, tempo de serviço e local de atuação.
  • No caso da Carreira do Plano Especial de Cargos do MMA e Ibama (PECMA), está previsto um aumento de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026 para os 179 servidores ativos.

Ibama solicitou 2.408 vagas

O próximo concurso do Ibama está agendado para 2025 e terá 460 vagas, conforme anunciado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e já autorizado pelo MGI. No entanto, a solicitação inicial queria 2.408 vagas no Ibama sendo atendido apenas:

  • 330 vagas para analista ambiental e
  • 130 vagas para analista administrativo.

Os cargos exigirão graduação em qualquer área, com salários iniciais de R$10.393,72, incluindo gratificações e auxílio-alimentação de R$658,00.

Além disso, Marina Silva havia mencionado em março deste ano (2024) um esforço para a realização de concursos nos órgãos do ICMBio e do Serviço Florestal.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ICMBio

O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) realizou um pedido de novo concurso público para este ano com 126 vagas. Apenas 20 foram autorizadas:

Recentemente, o ICMBio também atualizou seu pedido de autorização para um novo concurso, solicitando o preenchimento de 908 vagas, mas apenas 350 foram autorizadas na carreira de Analista, destas:

  • 120 são para analista administrativo e
  • 230 para analista ambiental.