Recentemente, foi autorizado novo concurso púbico para o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). De acordo com a publicação, divulgada no Diário Oficial de Justiça do Órgão, em edição de 08 de março de 2023, fica autorizada a realização de novo concurso público para o órgão.

A Portaria PGJ/PI número 1053/2024, assinada pelo Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Piauí, definiu ainda os servidores responsáveis por compor a Comissão Organizadora de novo concurso público para o órgão.

Portaria de autorização de novo Concurso Público
Portaria de autorização de novo Concurso Público

Segundo a publicação, serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 vagas para o cargo de Analista Ministerial e 15 vagas para o cargo de Técnico Ministerial.

De acordo com dados existentes no portal da transparência do órgão, o salário inicial para a carreira é de R$ 8.025,96 para o cargo de Analista Ministerial, que exige nível superior e de R$ 5.173,55 para o cargo de Técnico Ministerial, que exige nível médio.

Assim, com o novo concurso já autorizado e com a Comissão Organizadora do novo concurso já designada, os próximos passos serão a escolha da banca responsável pelo concurso público, com a elaboração e aplicação das provas.

Último concurso MP-PI

O ultimo concurso para o MP-PI ocorreu no ano de 2018. Na oportunidade foram ofertadas 26 vagas imediatas mais cadastro de reserva para os cargos de Analista Ministerial nas especialidades de Engenharia Civil (1), Processual (4), Medicina (1), Psicologia (1) e Tecnologia da Informação (2) e de Técnico Ministerial na especialidade Administrativa (17).

O último concurso foi composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos, além de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior.

Na oportunidade o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a banca organizadora responsável pelo concurso público. As provas, à época, foram aplicadas somente na capital Teresina, em setembro de 2018.