A preparação para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), prevista para 2025, está em pleno andamento, com alterações recentes na comissão organizadora.
No dia 27 de novembro, o Diário Oficial da União trouxe duas portarias que indicam a nomeação de novos membros para o time responsável pelo certame. Essas mudanças seguem as alterações já anunciadas no final de novembro. Veja as portarias:
Portaria SGP/MGI nº 13.899, de 26 de Novembro de 2024
O SECRETÁRIO DE GESTÃO DE PESSOAS, DO MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, no uso de suas atribuições, e considerando a delegação de competência contida na Portaria MGI nº 572, de 8 de março de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 9 de março de 2023, bem como o disposto no Processo SEI nº 19975.044538/2024-12, resolve:
Art. 1º Designar LAURA APARECIDA DA SILVA SANTOS, matrícula SIAPE nº 1152565, ocupante do cargo efetivo de Técnico em Secretariado, para exercer o encargo de substituto eventual da Função Comissionada Executiva, de caráter temporário, código FCE 3.13, nos termos do art. 2º do Decreto nº 11.870, de 28 de dezembro de 2023, destinada ao acompanhamento e à avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares e na vacância do cargo.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.
JOSÉ CELSO PEREIRA CARDOSO JUNIOR
PORTARIA SGP/MGI N° 13.897, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2024
O SECRETÁRIO DE GESTÃO DE PESSOAS, DO MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, no uso de suas atribuições, e considerando a delegação de competência contida na Portaria MGI nº 572, de 8 de março de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 9 de março de 2023, bem como o disposto no Processo SEI nº 19975.044530/2024-56, resolve:
Art. 1º Dispensar ALEXANDRE RETAMAL BARBOSA, matrícula SIAPE nº 1502816, do encargo de substituto eventual do Cargo Comissionado Executivo, de caráter temporário, código CCE 3.14, nos termos do art. 2º do Decreto nº 11.870, de 28 de dezembro de 2023, destinado ao acompanhamento e à avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério, designado pela Portaria SGP/MGI n° 13.237, de 7 de novembro de 2024, publicada no Diário Oficial da União de 11 de novembro de 2024.
Art. 2º Designar LAURA APARECIDA DA SILVA SANTOS, matrícula SIAPE nº 1152565, ocupante do cargo efetivo de Técnico em Secretariado, para exercer o encargo de substituto eventual do Cargo Comissionado Executivo, de caráter temporário, código CCE 3.14, nos termos do art. 2º do Decreto nº 11.870, de 28 de dezembro de 2023, destinado ao acompanhamento e à avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares e na vacância do cargo.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.
JOSÉ CELSO PEREIRA CARDOSO JUNIOR
Banca organizadora - CNU
Além disso, em segundo plano, o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado, e está gerando grande atenção entre os envolvidos. O Diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, publicou um despacho recente (Despacho nº 3238/2024/DIOPI/SENASP), no qual destaca a importância de estabelecer regras de segurança rigorosas para a contratação da empresa que será responsável pela aplicação das provas.
Esse documento também detalha a solicitação da Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que pediu apoio na elaboração do Termo de Referência, uma diretriz essencial para todo o processo seletivo.
Edital previsto para 2025
A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que os critérios da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) estão sendo reavaliados, com o objetivo de implementar ajustes que tornem a seleção ainda mais eficiente.
A decisão final sobre a realização da segunda edição do CNU será tomada em dezembro de 2024, após uma análise detalhada da eficácia da primeira edição e da disponibilidade orçamentária para novas vagas, que será clarificada com a apresentação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025.
De acordo com a ministra, a oferta de vagas poderá ser ajustada conforme as necessidades dos órgãos federais, e há a possibilidade de criar um novo cargo transversal, que atenderá a diferentes entidades do governo, oferecendo mais flexibilidade ao concurso.
Além disso, Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso, revelou em coletiva no dia 21 de novembro que a maioria dos órgãos participantes já foi definida.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.