Saíram os editais! Está aberto o grande Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) promovido pelo governo para recrutar novos servidores no executivo federal. São 6.640 vagas em 21 órgãos com provas a serem aplicadas num único dia em 220 cidades do Brasil.

A novidade deste concurso unificado será a isenção da taxa de inscrição para estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e também para quem acessou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estes não precisarão pagar a taxa de inscrição para participar, fixada em R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior.

Além deles, inscritos no CadÚnico do Governo e doadores de medula óssea também poderão se inscrever sem custos.

A informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante a coletiva de imprensa do anúncio do concurso realizada na tarde desta quarta-feira (10/1).

Inscrição no CNU será pelo Gov ou pela Cesgranrio
Inscrição no CNU será pelo Gov ou pela Cesgranrio

Editais CNU

Os editais do concurso - são 8 no total - foram publicados no site do Governo e em edição extra do Diário Oficial da União no fim do dia 10 de janeiro - veja aqui os editais

As inscrições poderão ser feitas pelo site da Cesgranrio ou pelo Gov no período entre 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze).

No ato da inscrição o candidato poderá escolher mais de um cargo, mas somente um bloco temático para participar - serão 8 no total.

As provas serão aplicadas em 220 municípios no dia 5 de maio de 2024.

O chamado "Enem dos concursos" terá uma prova para selecionar os 6.640 funcionários para 21 órgãos públicos federais. Estima-se que 3 milhões de candidatos se inscrevam para o exame nacional.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações ocorrerá em 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados a partir de 30 de julho e os primeiros convocados devem tomar posse ainda em agosto de 2024.