Segue com inscrições o processo seletivo do Exame Nacional de Residência - Enare 2022/2023 que vai preencher 2.677 vagas para residência médica e mais 1.413 vagas para residência uniprofissional e multiprofissional em outras áreas da saúde.

O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residência das áreas médica e multiprofissional.

O Programa de Residência Médica (PRM) será composto pelas seguintes modalidades:

  • Programas de Residência Médica (PRM) com Acesso Direto: as especialidades com Acesso Direto são aquelas para as quais os candidatos podem realizar as inscrições sem já ter cursado nenhuma especialidade prévia;
  • Programas de Residência Médica (PRM) com Pré-Requisito: as especialidades com Pré-Requisito são aquelas para as quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia;
  • Programas de Residência Médica (PRM) Ano Adicional/Área de Atuação: são aquelas nas quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia.

A Residência em área Profissional da Saúde, nas modalidades Multiprofissional e Uniprofissional, constitui ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinado aos profissionais de saúde, exceto médicos, graduados em Instituição de Ensino Superior, com situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe, ofertado sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, em regime de dedicação exclusiva, com o acompanhamento em serviço de docentes-preceptores, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 de 03 de outubro, através do endereço eletrônico: enare.ebserh.gov.br.

O valor de inscrição será de R$ 270,00 para todas as especialidades.

O processo seletivo será composto por duas etapas, sendo elas:

  • 1ª Etapa - Prova Objetiva: Que Constituirá 90% da nota final. Etapa obrigatória de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa - Análise Curricular: Que Constituirá 10% da nota final. Etapa obrigatória de caráter classificatório.

A aplicação das provas objetivas ocorrerá nas cidades do Aracaju/SE, Araguaína/TO, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cachoeira de Itapemirim/ES, Cajazeiras/PB, Campina Grande/MS, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Cascavel/PR, Criciúma/SC, Cuiabá/SC, Curitiba/PR, Dourados/MS, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Guarapuava/PR, Imperatriz/MA, Jaraguá do Sul/SC, João Pessoa/PB, Juiz de Fora/MG e Londrina/PR.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de dois dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua escolha.