No último final de semana, ocorreu a primeira etapa do concurso público da Polícia Civil do estado do Amazonas. No total, foram mais de 79 mil candidatos inscritos, mas as provas neste primeiro domingo foram somente para os concorrentes ao cargo de Delegado.

Já para os cargos de Investigador de Policial, Perito Criminal, Perito Legista e Perito Odontolegista, as provas ocorrerão no próximo domingo, dia 3 de abril de 2022.

O certame busca o preenchimento de 362 vagas em cargos de nível superior, nas carreiras de Delegado de Polícia, Investigador de Policial, Perito Criminal, Perito Legista e Perito Odontolegista. Os salários ofertados variam de R$ 12.948,78 a R$ 20.449,05, por regime de trabalho de 40 horas por semana em caráter exclusivo ou em regime de plantão.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o cargo concorrido, sendo considerado aprovado o candidato que acertar no mínimo 60% do total de pontos.

Gabaritos da PC-AM

O gabarito oficial preliminar das provas objetivas será divulgado nesta terça-feira, 29 de março, por meio do site da FGV.

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, valerá 100 pontos e levará em conta o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição. Será considerado aprovado na Prova Discursiva o candidato que atingir nota igual ou superior a quarenta pontos no somatório das notas das questões dissertativas e da peça prática.

Serão convocados para a realização do Exame Médico, de caráter eliminatório, os candidatos não eliminados nas primeira e segunda etapas (Prova Objetiva e Prova Discursiva), e que estejam dentro do número de vagas previstas. Nesta etapa, o candidato deverá apresentar estado de saúde física e mental dentro dos índices de normalidade.

Para todos os candidatos aptos no Exame Médico haverá Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório. Este, será de fase única que será realizada em dois dias, no primeiro dia será realizado teste de flexão, abdominal e corrida. Já no segundo dia, será realizado o teste de natação.

Serão convocados para a realização do Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, todos os candidatos não eliminados nas primeira e segunda etapas (Prova Objetiva e Prova Discursiva), e que estejam dentro do número de vagas. Este, será constituído de exercícios variados, de forma que permitam avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência física dos candidatos, visando selecionar aqueles que apresentem condições de suportar os rigores da atividade policial civil, nos graus hierárquicos e subsequentes da carreira a que se destina o Concurso.

Serão convocados para a realização da Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório, todos os candidatos aptos no Teste de Aptidão Física e Avaliação Psicológica. Esta etapa se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes ao cargo previstos no edital, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.

Haverá Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos aprovados na avaliação psicológica. Os títulos deverão ser apresentados digitalmente, por meio da imagem de documentos originais, e através do preenchimento do formulário eletrônico, que será oportunamente disponibilizado no site do FGV Conhecimento.

Segunda Fase do Concurso

A segunda fase do Concurso Público para provimento de cargos na carreira policial consistirá de Curso de Formação Profissional Policial, de caráter eliminatório e classificatório, a ser promovido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública - IESP. Serão convocados para a matrícula no Curso de Formação os candidatos aprovados e classificados, em todas as etapas do concurso.

A nota final do Curso de Formação será a média global, de zero a dez pontos, de todas as disciplinas, considerando a nota apenas até a segunda casa decimal e desprezando-se a terceira. O candidato que for matriculado no Curso de Formação Profissional continuará a ser submetido à investigação social, podendo vir a ser desligado do Curso de Formação Profissional e, consequentemente, eliminado do Concurso, se não possuir procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis para fazê-lo, a contar do primeiro dia subsequente ao da divulgação do objeto de recurso.

A nota final no Concurso Público será o somatório das notas obtidas na Prova Objetiva, na Prova Discursiva, na Avaliação de Títulos e no Curso de Formação Profissional, condicionada à aprovação no Exame Médico, no Teste de Aptidão Física, na Avaliação Psicológica e na Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social.

A homologação do resultado final deste Concurso Público será feita por ato oficial da Delegada-Geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas - PCAM, publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas e no endereço eletrônico da organizadora.

O prazo de validade deste concurso público será de até dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais.