O tão aguardado concurso da Polícia Civil do Estado do Piauí (PC PI) está com sua chegada cada vez mais próxima, segundo afirmações da Delegado-Geral Lucy Keiko. Em uma entrevista ao portal G1P, Keiko assegurou que o edital deve ser publicado até o ano de 2025, trazendo consigo oportunidades para diversos cargos dentro da corporação.

As expectativas para o concurso são altas, especialmente considerando a carência em todos os setores da Polícia Civil, como enfatizado pelo Delegado-Geral. Em suas palavras, durante um evento recente, Keiko ressaltou a necessidade de reforçar a base da corporação, principalmente no cargo de agente de Polícia Civil.

Embora inicialmente se tenha cogitado o lançamento do certame para o próximo ano, o esforço está sendo direcionado para antecipar o processo. O próprio Delegado-Geral expressou sua intenção de tentar realizar o concurso já no segundo semestre de 2024.

As movimentações em direção à realização do concurso já estão em andamento, com diálogos entre Lucy Keiko e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. A intenção é que, através dessas conversas, seja possível agilizar os trâmites burocráticos e viabilizar a publicação do edital o quanto antes.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A inclusão do concurso na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025 é um passo significativo nessa direção. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou essa medida no início de 2024, demonstrando o compromisso do governo com o fortalecimento da segurança pública por meio do reforço na Polícia Civil.

Desde 2022, o órgão aguarda ansiosamente por uma nova seleção, momento em que o delegado-geral revelou que a minuta do edital já estava preparada. Naquela ocasião, um estudo financeiro indicava a possibilidade de aproximadamente 300 vagas em diversas áreas, as quais poderiam integrar o novo processo seletivo.

Último concurso ocorreu em 2018

A última seleção da Polícia Civil do estado do Piauí (PC-PI) ocorreu no ano de 2018 para seleção de 350 vagas, sendo 50 vagas para Delegado, 50 vagas para Perito e 250 vagas para o cargo de Agente de Polícia.

A seleção foi composta por 3 editais distribuídos da seguinte maneira:

  • Edital nº 01/2018: Delegado de Polícia de 3ª classe. A função exigia bacharelado em Direito em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo ministério da educação. O salário era de R$ 16.391,11.
  • Edital nº 02/2018: Agente Policial, que exigia curso superior em qualquer área de formação e tinha salário de R$ 5.736,88.
  • Edital 03/2018: Nível superior no cargo de Perito, nas especialidades de Perito Médico Legista (9), Patologia (1), Psiquiatria (1) e Perito Criminal nas áreas de Biologia (6), Contabilidade (1), Engenharia Agronômica (3), Engenharia Civil (5), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Florestal (3), Engenharia Mecânica (1), Farmácia (6), Física (5), Informática (1), Medicina Veterinária (2) e Química (4). O rendimento dos Peritos era de R$ 9.834,65.

A seleção dos candidatos contou com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos, para todos os cargos;
  • Prova Escrita Dissertativa, para todos;
  • Exame de Saúde, para todos;
  • Teste de aptidão física, para Delegado e Agente;
  • Exame psicológico, para Delegado e Agente;
  • Investigação Social, para todos;
  • Avaliação de Títulos, para Delegado.
Total de Vagas

350

Início inscrições

16/04/2018

Fim Inscrições

15/05/2018

Salários até

R$ 16.391,11