Na última segunda-feira, 17 de junho, a Petrobras divulgou a lista de aprovados do concurso aberto em 2023, que teve prova realizada em março deste ano. Serão selecionados 916 candidatos para ocupar vagas de nível técnico em 16 setores diferentes da estatal. Além disso, a seleção formou um cadastro de reserva com mais 5.496 nomes de pessoas que poderão ser convocadas nos próximos anos para o cargo.

A divulgação dos aprovados estava inicialmente prevista para 7 de junho, mas foi adiada devido a divergências na avaliação biopsicossocial. Com a resolução das questões, a lista finalmente foi publicada, trazendo o resultado para os milhares de candidatos inscritos - Confira a lista de aprovados

O Cebraspe coordenou o concurso e todas as informações da seleção podem ser consultadas no site da banca.

Validade e Benefícios

O concurso tem validade de 18 meses e poderá ser prorrogado por igual período, ou seja, pode nomear aprovados por até 3 anos.

Os candidatos convocados terão uma remuneração inicial de R$ 5.878,82, mais benefícios, que incluem previdência complementar, plano de saúde e participação nos lucros e resultados (PLR).

A Petrobras ressalta a importância da atualização de dados cadastrais, como endereço, e-mail e telefone, pois as convocações são formalizadas por telegrama e complementadas por e-mail. A atualização de dados pode ser feita pelo SAC da Petrobras, no telefone 0800 728 9001 (opção 4 - Concursos).

Sobre o Concurso

O processo seletivo público 2023.2 ofereceu 916 vagas de nível técnico e formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas. Foram 161.460 candidatos inscritos que tentaram as vagas nas áreas de:

  • Enfermagem do Trabalho
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações
  • Logística de Transportes (Controle)
  • Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
  • Operação
  • Operação de Lastro
  • Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
  • Química de Petróleo
  • Segurança do Trabalho
  • Suprimento de Bens e Serviços (Administração)

Os novos empregados da Petrobras terão um plano de carreira atrativo, com possibilidade de crescimento e ascensão a cargos de liderança. Além dos benefícios mencionados, há a oferta de plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício-farmácia), previdência complementar opcional e benefícios educacionais para dependentes.

Regime de Trabalho e benefícios adicionais

Os empregados em regime administrativo têm direito a quatro dias de folga por ano para acompanhamento médico dos filhos. Pais e mães de filhos com deficiência têm acesso ao teletrabalho integral e abono de horas para acompanhamento das crianças nas terapias. Empregados com deficiência podem optar pelo teletrabalho integral e têm direito a duas horas diárias de abono para tratamentos de saúde, além de auxílio cuidador.

A licença maternidade é prorrogada para 180 dias, com salas de apoio à amamentação e redução da jornada para lactantes. Mães não gestantes do público LGBTQIA+ têm direito a 120 dias de licença maternidade, e a licença paternidade pode chegar a 30 dias consecutivos.