O Centro de Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), divulgou na noite da última terça-feira, 18 de maio, a concorrência e os locais de realização das provas objetivas do concurso público da Polícia Federal (PF).
A seleção corria o risco de ter avaliações suspensas novamente, após pedido do MPF para um novo adiamento da aplicação das provas tendo em vista o atual quadro sanitário do país com medidas de proteção ao Coronavírus. As provas ocorrerão em todas as capitais.
O certame pretende preencher 1.500 vagas em 4 carreiras de nível superior. Segundo o Cebraspe, foram 321.615 inscritos no total para as 1.500 vagas, sendo 222.631 para o cargo de Agente, que oferta mais vagas (893); além de 53.611 para Escrivão (400), 27.752 para Delegado (123 vagas) e 17.622 para Papiloscopista (84 vagas). Os salários dos cargos serão de R$ 12.522,50 para todos, exceto Delegados, que recebem iniciais de R$ 23.692,74.
Os locais de realização das provas podem ser conferidos por meio de consulta individual com o CPF do candidato no site do Cebraspe.
Etapas do concurso PF
A seleção dos candidatos terá várias etapas, envolvendo:
- Prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- Prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, de caráter eliminatório;
- Avaliação de títulos, apenas para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter classificatório;
- Investigação Social, de caráter unicamente eliminatório;
- Avaliação psicológica, para todos os cargos, sem caráter eliminatório.
- Curso de formação profissional, de caráter eliminatório de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas dia 23 de maio de 2021, em todas as capitais e no Distrito Federal. As provas objetiva e discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos para todos, exceto Delegados, que terão prova objetiva com duração de 3 horas e 30 minutos no turno da manhã e mais 5 horas para a etapa discursiva no turno da tarde.
Já os gabaritos preliminares das provas serão divulgados a partir das 19 horas da próxima terça-feira, 25 de maio, pelo Cebraspe. Os gabaritos definitivos e resultados sairão no dia 11 de junho - veja o cronograma do concurso.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.