Os editais do aguardado concurso da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PM PB) para soldados e bombeiros serão divulgados em breve, conforme anunciado pelo subcomandante da corporação, coronel Ronildo, nesta terça-feira, 25 de julho, em suas redes sociais.

Importante ressaltar que a seleção já está com contrato firmado com a organizadora desde o último dia 10 de julho, sendo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) o responsável pelo concurso.

"Hoje realizamos uma reunião com a empresa IBFC, que será responsável pela realização do concurso para soldado PM/BM, com o objetivo de finalizar o texto do Edital. Nos próximos dias, o edital será publicado com todas as regras do Concurso CFSD PM/BM 2023. Continuem os estudos com foco e disciplina", disse coronel Ronildo.

A Polícia Militar do Estado da Paraíba (PM PB) tem a intenção de oferecer um total de 1.100 vagas, sendo 900 para Soldados da PM-PB e 200 para Soldados do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Para concorrer ao cargo de soldado, é necessário atender aos seguintes requisitos: possuir ensino médio completo, ter idade entre 18 e 32 anos, e apresentar altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 3.202,60.

Publicação concurso PM/BM-PB

Na rede social, o Cel. Ronildo publicou sobre a realização de uma reunião para a aprovação do concurso da Polícia Militar e Bombeiros de Paraíba. Veja a publicação oficial:

Último concurso ocorreu em 2018

No último concurso da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PM-PB) realizado em 2018, foram disponibilizadas 1.000 vagas, sendo 900 para soldados e 100 para bombeiros. Na época, a banca organizadora também ficou a cargo do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A prova objetiva, naquela ocasião, compreendeu 80 questões, distribuídas conforme descrito abaixo:

  • 20 questões de língua portuguesa;
  • 10 questões de raciocínio lógico;
  • 10 questões de geografia e história da Paraíba;
  • 10 questões de noções básicas de informática;
  • 30 questões de noções de direito e sociologia.

Além da prova objetiva, o concurso também incluiu fases como exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e avaliação social.