Os candidatos que participaram do concurso para soldado da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) já podem conferir suas notas. O Diário Oficial do Estado publicou as pontuações das provas objetivas e discursivas, além da classificação preliminar dos concorrentes. A lista oficial está disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela seleção - veja o documento.

A lista divulgada apresenta a pontuação individual por disciplina e a nota da redação. Caso o candidato discorde do resultado, é possível entrar com recurso até a próxima segunda-feira, dia 7, através do portal da FGV. Os recursos podem ser feitos separadamente para Prova objetiva e Prova discursiva (redação). Após a análise dos pedidos, a classificação final será divulgada a partir da primeira quinzena de maio.

Testes físicos já têm data marcada

Além do resultado preliminar, a corporação confirmou o cronograma para a realização dos Exames de Aptidão Física (EAF), que ocorrerão entre 26 de maio e 9 de junho de 2025. Nesta etapa, os aprovados dentro do número de vagas enfrentarão testes como:

  • Teste de flexão e extensão de cotovelos (barra dinâmica para homens e isometria para mulheres)

  • Resistência abdominal (remador)

  • Corrida de 50 metros

  • Corrida de 12 minutos

A altura mínima também será verificada antes da realização dos testes físicos.

Concurso PM-SP

As provas foram aplicadas no dia 16 de fevereiro e contaram com 60 questões de múltipla escolha. O processo seletivo contou com a participação de 47.342 candidatos disputando 2.700 oportunidades disponíveis. Com isso, a relação candidato/vaga ficou em torno de 17,5 concorrentes por posição - veja a demanda de candidatos.

Para ser aprovado na prova objetiva, era necessário atingir pelo menos 30 pontos. A prova discursiva consistiu em uma redação dissertativa de até 30 linhas, com pontuação máxima de 40 pontos e mínimo de 20 pontos para aprovação.

O concurso oferece 2.700 vagas para soldados da PM-SP. Os requisitos incluem:

  • Idade entre 17 e 30 anos
  • Altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens)
  • CNH válida nas categorias "B" a "E"
  • Ensino médio completo

O salário inicial é de R$ 4.852,21, incluindo vencimentos, adicionais e benefícios.

Novo concurso pode ser autorizado

Mesmo com um certame em andamento, a PM-SP já solicitou a abertura de novas vagas para soldados. O pedido foi encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas e aguarda aprovação. Caso siga o padrão dos últimos anos, 5.400 novas oportunidades poderão ser abertas em dois editais semestrais.