Com provas marcadas para o próximo domingo, 25 de junho, o concurso da Polícia Científica do Paraná divulga os locais e horários do exame nesta segunda-feira, 19. Ao todo, o certame oferece 16 vagas para o cargo de Agente Auxiliar de Perícia Oficial do órgão.

As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 9 vagas para Auxiliar de Necropsia, que exige nível médio completo e curso técnico no eixo de ambiente ou saúde, e 7 vagas para Auxiliar de Perícia, também com exigência de nível médio completo e curso técnico em ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, produção industrial, recursos naturais ou sergurança. Ambos os cargos exigem Carteira Nacional de Habilitação "B".

As vagas do concurso da Polícia Científica do Paraná estão distribuídas para lotação em regionais da Capital e litoral - Curitiba e Paranaguá (3), Centro-leste - Guarapuava, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória (3), Nordeste - Apucarana, Ivaiporã, Jacarezinho e Londrina (3), Noroeste - Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama (3) e Sudoeste - Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo (4).

O salário oferecido para a carreira é de R$ 4.323,44, acrescido de auxílio-alimentação de R$ 600,00 por regime de trabalho de 40 horas por semana.

Consulta aos locais de prova

De acordo com o edital de horário e local das provas, publicado pelo Instituto AOCP no dia 13 de junho, o Cartão de Informação do Candidato - onde constará o horário e local da prova -, será disponibilizado no site da banca - http://www.institutoaocp.org.br/ - a partir das 15h desta segunda-feira, 19/06.

A abertura do portão de acesso ao local de prova está prevista para as 12h15min e os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de 45 minutos do horário para fechamento do portão, previsto para as 13 horas.

As provas objetivas do concurso para Agente Auxiliar de Perícia serão aplicadas no dia 25 de junho de 2023, no período da tarde, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição: Curitiba, Londrina e Cascavel, no Paraná.

Provas do concurso Polícia Científica-PR

Além da etapa de provas objetivas e de redação, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos escritos no concurso público para o cargo de Agente Auxiliar de Perícia Oficial passarão pelas seguintes fases de avaliação:

  • Avaliação psicológica de caráter eliminatório;
  • Avaliação de títulos de caráter classificatório;
  • Avaliação médica de caráter eliminatório.

Inicialmente, o edital contava com as etapas de teste de aptidão física, visita técnica e investigação social, de caráter eliminatório, que foram excluídas do certame após retificação publicada em 4 de maio.

As provas objetivas serão compostas por 80 questões, sendo:

Conhecimentos Gerais - 40 questões

  • 13 de língua portuguesa;
  • 10 de noções de informática;
  • 12 de matemática;

Conhecimentos Específicos - 40 questões

  • 05 de noções básicas de biologia e anatomia humanas;
  • 12 de noções de medicina legal;
  • 03 de redação e comunicação oficial;
  • 10 de noções de criminalística;
  • 05 de noções de física;
  • 10 de legislação.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação das provas, na segunda-feira de 26 de junho. Acompanhe aqui no Ache Concursos.

Para não ser eliminado do concurso o candidato deverá atingir pontuação mínima de 50% do total de pontos da Prova Objetiva, bem como obter a pontuação mínima definida para a Prova de Redação, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no edital.

Avaliação de Títulos

Realizada de forma remota, a etapa de avaliação de títulos convocará apenas os candidatos aprovados nas etapas anteriores.

Pontuação da etapa de avaliação de títulos

A validade do concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais dois anos. Os aprovados serão convocados pelos próximos 4 anos, caso haja prorrogação da validade do concurso e conforme a ordem final de classificação.