O 1º Concurso público do Procon de Alagoas vem aí! Foi anunciada nesta quarta-feira, 14 de junho, a criação de uma comissão para iniciar os estudos e preparativos para a realização da seleção de servidores no Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas - PROCON/AL.

A informação é oficial e foi publicada no Diário Eletrônico do Estado, página 42, por meio de Portaria 5.971 que faz a nomeação dos servidores designados para o Grupo de Trabalho que coordenará o novo concurso.

Segundo o documento, a comissão está formada com seis servidores ao todo, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e do próprio Procon de Alagoas. Veja abaixo quem são:

  • Beatriz Do Espirito Santo Silva - Seplag;
  • Auricelio Alves De Souza Sobrinho - Seplag;
  • Messias Junior Caffeu Ritir - Seplag;
  • João Victor Lisbôa Da Câmara Sarmento - Procon;
  • Maria Eduarda Alencar - Procon;
  • Miriam Gama Damasceno - Procon.

Este será o primeiro concurso público do Procon-AL para provimento de cargos de carreiras estáveis, visto que o Instituto apenas realizou processos seletivos para contratar funcionários em toda a sua história.

Criado Grupo de Trabalho para realização de novo concurso do PROCON-AL
Criado Grupo de Trabalho para realização de novo concurso do PROCON-AL

Geralmente, as comissões são o primeiro passo para estudar a viablidade do concurso e detectar as necessidades do órgão. Depois disso, é aberto processo licitatório para escolha da banca examinadora do concurso. A previsão é de que o edital seja lançado no último trimestre de 2023.

Dessa forma, mais informações devem ser divulgadas em breve sobre o novo concurso do Procon em Alagoas, como os cargos a serem ofertados e os salários de cada carreira.

Vale mencionar que recentemente foi realizado um concurso público do Procon para o Distrito Federal com 174 vagas e que teve mais de 18 mil candidatos inscritos.

Sobre o PROCON-AL. Em Alagoas, o Procon foi criado no dia 13 de novembro de 1987. A primeira ação foi uma Blitz que recolheu mil quilos de produtos estragados.

Hoje com sede no Centro de Maceió e várias unidades alagoanas, o Procon-AL segue desempenhando várias atividades importantes com o objetivo principal de orientar e defender os consumidores do estado.

Concurso PROCON-AL é alvo do MP

Em março de 2021, o Ministério Público do estado recomendou a realização de concurso no Procon de Alagoas, segundo publicação no Diário Eletrônico do Estado.

A decisão foi tomada após notificação à Promotoria de Justiça de que não há cargos providos por concurso público no Procon/AL, uma autarquia estadual.

Por meio da 22ª Promotoria de Justiça da Capital, o Ministério Público notificou o então Diretor-Presidente, Galba Novaes de Castro Netto, sobre a necessidade da adoção de providências urgentes no sentido de realizar concurso público para preenchimento dos cargos vagos de provimento efetivo nos quadros do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas, em razão de carência e necessidade de servidores efetivos.

Concurso PROCON AL - Resumo 2023

Em 2017, o Instituto de Defesa do Consumidor de Alagoas (PROCON-AL) publicou no Diário Oficial o edital de processo seletivo com 17 vagas no cargo de Técnico de Nível Superior para executar atividades cotidianas da autarquia estadual.

A função exigiu diploma de nível superior em qualquer área e tinha salário de R$ 1.765,00 na época, por regime de trabalho de 40 horas por semana. O contrato de trabalho fixava vigência até o dia 31 de dezembro de 2018, prorrogável ainda por mais meses, não podendo exceder o prazo máximo de três anos.

A seleção não contou com provas objetivas. Os interessados foram avaliados por meio de análise curricular e entrevista, em etapas presenciais. Veja abaixo o último edital do PROCON-AL:

Total de Vagas

17

Início inscrições

15/08/2018

Fim Inscrições

20/08/2018

Salários até

R$ 1.765,00