Mais de 289 mil candidatos se inscreveram para participar do concurso público da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. As inscrições foram encerradas no dia 27 de junho e agora será a vez dos candidatos encaminharem a prova prática para avaliação.
O certame possui 15 mil vagas para provimento de carreiras de professor de nível fundamental e médio em diversas áreas. As vagas estão distribuídas da seguintes forma:
- 10.742 vagas para exercer uma Jornada Ampliada de Trabalho Docente de 40 horas semanais de trabalho;
- 4.258 vagas para exercer uma Jornada Completa de Trabalho Docente de 25 horas semanais de trabalho.
Os candidatos concorrem a cargos nas seguintes disciplinas: Biologia; Ciências; Educação Artística; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Química; Sociologia e Educação Especial.
A remuneração para os aprovados varia conforme a jornada de trabalho, de R$ 3.125,00 para uma jornada completa de 25h semanais e de R$ 5.000,00 para desempenhar uma jornada ampliada de 40h semanais.
Prova Prática
Os candidatos possuem até o dia 20 de julho de 2023 para encaminhar a prova prática da seleção. A mesma, compreende uma aula gravada em vídeo, com duração de 5 a 7 minutos.
O tema será conforme os termos do Currículo Paulista e deverá ser desenvolvido a partir dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e das habilidades obrigatórias relacionadas à prática docente. A prova prática tem por objetivo avaliar as habilidades de docência do candidato por meio de demonstração prática das atividades.
Como gravar a aula prática?
Para a gravação da videoaula, o candidato deverá escolher um dos temas propostos no Anexo VI do edital, conforme o componente curricular de inscrição. O candidato que fizer opção em duas disciplinas, poderá escolher o tema relacionado a um dos componentes curriculares de suas opções.
O candidato deverá gravar a videoaula, com o lado maior do celular na horizontal, em local bem iluminado e sem ruídos, preferencialmente diante de quadro negro ou quadro branco.
A videoaula deverá ser uma simulação de aula, considerando que os alunos estariam do outro lado da câmera. É permitida a utilização de diferentes recursos de mídia, no entanto, o candidato deverá aparecer na imagem da videoaula durante todo o tempo de gravação.
O que será considerado na prova prática?
Na avaliação da videoaula, serão considerados:
- apresentação dos conteúdos, retomada e finalização da aula;
- encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos/digitais (Ex. gráficos, esquemas, slides, vídeos etc.) que contribuem para as aprendizagens propostas e que retenham a atenção do aluno;
- linguagem, tom de voz e expressões faciais/corporais;
- gestão do tempo: verificar-se-á se faz boa gestão do tempo da aula;
- introdução/contextualização;
- aprofundamento;
- conclusão.
Atribuição de notas
Não será permitido e assim, atribuída nota zero à prova prática que:
- fugir do tema, da habilidade obrigatória, do público-alvo ou do conteúdo da disciplina para a qual se inscreveu;
- não sintetizar e expressar, de forma prática e clara, a ação desenvolvida, compatíveis com o Currículo Paulista;
- não apresentar o candidato na gravação durante todo o tempo do vídeo;
- apresentar baixa qualidade de imagem e áudio, estiver incompleto ou com imagem ou áudio danificados;
- for constituída de vídeo com duração inferior ao mínimo de 5 minutos;
- não atender ao formato e/ou especificações determinadas neste Edital.
Como enviar a prova prática
O candidato deverá realizar o envio da videoaula até as 23h59min do dia 20 de julho de 2023, através da área do candidato, selecionando o link "Envio de Documentos" e realizando o envio da videoaula por meio digital (upload).
Importante: O tamanho da videoaula deverá ser de até 1 Gb e uma das seguintes extensões: "avi" ou "mp4" ou "mkv" ou "mov".
Prova Objetiva
A prova objetiva será realizada no dia 06 de agosto em diversas cidades do estado de São Paulo. Os candidatos poderão consultar o local, o horário e a sala de provas na semana que antecede as provas.
Os candidatos responderão a uma prova objetiva composta por 30 questões de múltipla escolha, sobre os seguintes conteúdos:
- 10 questões de Conhecimentos Gerais/didáticos-Pedagógicos e
- 20 questões de Conhecimentos Específicos.
Cronograma
- Período para envio da videoaula, por meio digital, referente à prova prática: 15.05 a 20.07.2023;
- Aplicação da prova objetiva e discursiva: 06.08.2023;
- Divulgação do gabarito da prova objetiva: 10.08.2023.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.