O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou na última terça-feira, 13 de agosto, a autorização para a realização do concurso do Sistema Único de Assistência Social de Sergipe (SUAS/SE). A iniciativa é parte das ações contínuas para fortalecer a Assistência Social no estado.

"O concurso é uma etapa importante para o fortalecimento do nosso SUAS. Após a criação da Lei do SUAS e do Plano de Cargos e Carreira, agora avançamos com este concurso que visa dinamizar a estrutura administrativa para melhor atender os sergipanos," destacou o governador Mitidieri. A aprovação unânime da Lei Estadual do SUAS, em dezembro do ano passado, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi um marco para o estado, permitindo a realização desse concurso.

O Sistema Único de Assistência Social é uma política pública presente em todo o Brasil, cujo objetivo é garantir proteção social aos indivíduos, famílias e comunidades, enfrentando suas dificuldades através de serviços, benefícios, programas e projetos.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, ressaltou a importância do concurso para a população. "A realização do concurso representa um grande passo para a assistência social e para o SUAS. Isso se refletirá diretamente na qualidade dos serviços prestados à nossa população, garantindo maior eficiência," afirmou.

Detalhes do Concurso SUAS-SE

O concurso contará com 90 vagas distribuídas entre diversas áreas de atuação:

  • 35 vagas para assistente social
  • 15 para Psicólogo
  • 8 para Pedagogo
  • 14 para Nutricionista
  • 8 para Engenheiro Agrônomo e
  • 10 para Tradutor e Intérprete de Libras.

O governo divulgou sobre os requisitos e todos os cargos pedirão nível superior. Além da Assistência Social, o governo de Sergipe também planeja realizar outros concursos públicos. As áreas de Educação e Segurança estão entre as prioridades e devem contar com um aumento no efetivo.

A atual gestão já lançou editais para concursos na Secretaria de Estado da Administração (Sead), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), e na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). Além disso, o governo também autorizou concursos para a Polícia Militar, Fundação Renascer e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Lei do SUAS

Recentemente, o governador Fábio Mitidieri sancionou a lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os servidores da Assistência Social de Sergipe. A lei, aprovada em julho pela Alese, abrange servidores do SUAS, do Sistema Estadual de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan/SE), e do Grupo Ocupacional de Direitos Humanos (DH/SE), todos parte da Política Estadual de Assistência Social.

O objetivo do PCCV/SUAS-Sisan-DH é garantir a valorização e o desenvolvimento profissional dos servidores através de equidade de oportunidades nas carreiras, abrangendo profissionais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, engenheiros agrônomos e nutricionistas ligados ao SUAS.