Nesta quinta-feira, dia 04 de julho, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, trouxe boas notícias para os concurseiros de plantão ao anunciar novas vagas em diversos concursos federais. O anúncio foi realizado durante uma coletiva de imprensa para divulgar o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado.

Segundo a ministra, a autorização de novos concursos públicos será feita de forma separada. Até o momento, o MGI está realizando um levantamento para definir quais vagas e órgãos serão atendidos no primeiro plano.

A gente está fazendo um trabalho que chamamos de Dimensionamento da Força de Trabalho nos órgãos, para prever quais vagas são necessárias para cada órgão. Isso está sendo feito para os órgãos que já foram contemplados e para os que estão pleiteando. Por isso estamos disponibilizando as vagas aos poucos."

O objetivo é usar a metodologia do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) para avaliar as necessidades específicas de cada órgão. A partir desse mapeamento, as demandas poderão ser atendidas conforme a estratégia de governo e a disponibilidade orçamentária.

Durante a coletiva de imprensa, Dweck salientou a autorização de três novos certames recentemente. IBAMA, ICMBio e o Jardim Botânico RJ têm autorização para realizar novas seleções, compreendendo o seguinte número de vagas:

  • Ibama: 260 vagas;
  • ICMBio: 180 vagas;
  • Jardim Botânico RJ: 20 vagas.

A expectativa é que as novas oportunidades contemplem diferentes áreas e níveis de escolaridade, abrangendo desde cargos administrativos até funções mais técnicas e específicas.

Nova edição do CNU

Ainda durante a coletiva, a ministra ressaltou a possibilidade de realizar uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). A ação já está nos planos do governo, e ao que tudo indica, vários órgãos já consideram participar da próxima edição.

Segundo a ministra, o governo está discutindo o orçamento do próximo ano para viabilizar novas vagas e planeja realizar o novo concurso nacional no ano que vem:

Foi uma entrega do Ministério muito comentada e ressaltada. A nossa ideia é que tenhamos algumas autorizações este ano. Estamos discutindo o orçamento do ano que vem, para ver a viabilidade de novas vagas. Vamos tentar casar as vagas deste ano com as (autorizadas) do ano que vem e, a partir disso, realizar um novo concurso nacional no ano que vem" ressaltou Dweck.

A previsão do governo é realizar a próxima edição do CNU entre os anos de 2025 e 2026. No entanto, é importante ressaltar que a concretização desse evento ainda está sujeita a diversos fatores, incluindo questões orçamentárias, a manifestação dos órgãos em aderir ao CNU e a aprovação do Executivo.

Agora, a espera é pela autorização de novos certames e pela aplicação da prova do CNU no dia 18 de agosto.