O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) foi autorizado a contratar, por tempo determinado, 60 pessoas para atender a necessidade temporária do governo na Amazônia.

A autorização foi concedida pela Portaria Conjunta nº 38, assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Defesa (MD), e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10/10).

A portaria estabelece que as 60 vagas serão distribuídas em diferentes funções:

  • 1 vaga para técnico de apoio
  • 6 vagas para técnico de formação específica
  • 12 vagas para analista intelectual
  • 41 vagas para analista gerencial.

Os requisitos e salários de cada cargo não foram informados na portaria.

O prazo de duração dos contratos é de 4 anos, com possibilidade de prorrogação. O recrutamento dos candidatos dependerá de aprovação em um processo seletivo simplificado que será amplamente divulgado.

O edital do seletivo deve ser publicado em até 6 meses, ou seja, até abril de 2024.

Contratação para projetos de proteção ambiental

As pessoas contratadas irão atuar em encargos temporários e excepcionais relacionados aos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

O objetivo é integrar informações para geração de conhecimento e execução de ações e projetos em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.

Para mais informações, acesse a Portaria Conjunta MGI/MD n° 38 publicada no dia 10/10/2023.

CENSIPAM tem concurso em andamento

Por meio do IADES, O Censipam tem concurso para 50 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva de outras 150 vagas no cargo de Analista em Ciência e Tecnologia - Júnior.

As 50 vagas são efetivas e estão distribuídas para lotação nas cidades de Brasília/DF, Manaus/AM, Belém/PA e Porto Velho/RO e o edital reserva três vagas para pessoas com deficiência e outras 10 vagas para os candidatos negros.

O salário será de R$ 6.662,68 podendo chegar a R$ 10.823,89, a depender da titulação dos candidatos, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

As inscrições no concurso ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora - www.iades.com.br das 08h do dia 02 de outubro até as 22h do dia 02 de novembro de 2023.