Já é possível consulta uma linha telefônica pelo CPF. Com o objetivo de diminuir o risco de fraudes e proporcionar mais segurança aos consumidores, a Anatel em parceria com empresas de telecomunicações lançou um portal de consulta para saber se existem linhas pré-pagas registradas no seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

O site não é novo, ele foi criado em 2020, mas carece de divulgação. Dessa forma, queremos ampliar a divulgação dessa importante ferramenta que oferece uma consulta rápida a consumidores de todas as regiões do país.

Anatel divulga site para consulta de linhas pelo celular - Foto: M3Midia
Anatel divulga site para consulta de linhas pelo celular - Foto: M3Midia

Como consultar linha de celular pelo CPF

A consulta é fácil de ser realizada. Por meio do portal Cadastro Pre o consumidor pode verificar se existem linhas associadas de forma indevida ao seu CPF, podendo assim solicitar o cancelamento. As empresas participantes do programa são a Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo.

Consulta de linhas pré-pagas cadastradas no seu CPF

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Acesse o site cadastropre.com.br

    Passo 1 de: Consulta de linhas pré-pagas cadastradas no seu CPF
  2. Clique no ícone Consultar e digite o número do seu CPF.

    Passo 2 de: Consulta de linhas pré-pagas cadastradas no seu CPF
  3. Se houver alguma linha pré-paga ativa, o resultado irá listar a relação das prestadoras. Se não houver nenhum registro, o portal irá exibir a seguinte mensagem "Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras participantes".

    Passo 3 de: Consulta de linhas pré-pagas cadastradas no seu CPF

O site ressalta que as informações são atualizadas a cada 30 dias. Por isso, caso tenha feito a portabilidade do número de telefone e o resultado ainda mostra a linha pré-paga na prestadora anterior após esse prazo o consumidor deve entrar em contato com a sua prestadora.

A Anatel destaca que o portal não traz informações para os consumidores que possuem linhas de celular pós-pagas.

Como cancelar uma linha pré-paga

Após a consulta, se o consumidor identificar uma linha pré-paga ativa no seu CPF deverá entrar em contato com a prestadora pelos seguintes canais:

Algar

número 1055
encontre uma loja física mais próxima

Claro

número 1052
encontre uma loja física mais próxima

Sercomtel

número 1051
endereço da loja física

Tim

número 1056
encontre uma loja física mais próxima

Vivo

número 1058
encontre uma loja física mais próxima

Ao realizar o pedido de cancelamento, o consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, ou em até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem intervenção humana).