Na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou no Palácio Piratini a estratégia de reposição programada do efetivo da segurança pública. Com isso, serão chamados 1.331 novos servidores entre agosto deste ano e dezembro de 2026, totalizando um gasto de R$ 434,6 milhões.
"Temos essa política desde o governo passado, que é a reposição de forma programada. Isso dá previsibilidade para os próprios aprovados e para o Estado, de como e quando se dará essa reposição, até para programarmos os cursos de formação a fim de garantirmos qualidade na inserção desses efetivos, sempre de forma responsável também com as condições fiscais", afirmou o governador.
Convocação dos servidores começa em abril
A previsão é que sejam chamados 1,3 mil aprovados em concursos, sendo:
- 100 soldados para o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar) a partir de abril de 2023;
- 355 agentes, 43 agentes administrativos e 33 técnicos superiores para a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) a partir de abril de 2023;
- No mês de julho, serão chamados 200 escrivães e 200 inspetores para a PC (Polícia Civil);
- 400 soldados para a BM (Brigada Militar) no mês de agosto.
- - Veja a apresentação completa
Devido ao chamamento de novos servidores, o governo está preparando um cronograma a fim de iniciar o processo de transição entre policiais militares e policiais penais nos principais presídios gaúchos. A partir da reposição, os PMs devem sair dos presídios e começar seu efetivo nas ruas. Veja como foram os concursos:
Projeto dá continuidade na validade dos concursos
Na última sexta-feira (24), o governo protocolou na Assembleia Legislativa, o PLC 182/23 (Projeto de Lei Complementar), alterando a Lei Complementar 15.677, de 13 de agosto de 2021, que suspendia o prazo de validade para os concursos públicos durante a decretação de estado de calamidade pública devido a pandemia do novo coronavírus (Decreto 11.220, de 19 de março de 2020).
A proposta foi encaminhada para que seja tramitada em regime de urgência e pretende adequar a legislação estadual à normativa federal. Desta forma, as validades retornarão a contar, de maneira retroativa, a partir de 1° de janeiro de 2022 pelo tempo restante previsto no edital.
Quando começam as convocações para os aprovados em concursos da Segurança Pública no RS em 2023?
Com isso, serão chamados 1.331 novos servidores entre abril deste ano e dezembro de 2026.
Quantos servidores serão chamados no concurso da Segurança Púbilica?
A previsão é que sejam chamados 100 soldados para o CBMRS em abril deste ano, além de 355 agentes, 43 agentes administrativos e 33 técnicos superiores para a Susepe. No mês de julho, serão chamados 200 escrivães e 200 inspetores para a PC (Polícia Civil), além de 400 soldados para a BM (Brigada Militar) no mês de agosto.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.