Nesta quinta-feira, 30 de maio, milhões de brasileiros celebram Corpus Christi, uma das datas mais significativas do calendário católico. Mas você sabia que ela não é considerada um feriado e sim ponto facultativo?

Apesar disso, uma boa parte do Brasil vai parar suas atividades nessa quinta-feira - inclusive com direito a feriado prolongado em algumas repartições. Veja abaixo qual é a origem dessa celebração e como ela é comemorada pelo Brasil afora.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Origem da celebração

Corpus Christi, que significa "Corpo de Cristo" em latim, é uma festa que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, inspirado nas visões da freira agostiniana Juliana de Liège, que promoveu a devoção ao Santíssimo Sacramento.

A celebração sempre ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, simbolizando a Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia durante a Última Ceia.

Feriado ou ponto facultativo?

No Brasil, a celebração de Corpus Christi a nível nacional é ponto facultativo, mas ela também pode ser um feriado dependendo da legislação de cada município ou estado, porque cada localidade tem direito a escolher seus próprios feriados.

Assim, em muitas cidades brasileiras, o Corpus Christi é feriado municipal. Entre elas estão

Além disso, em estados como Goiás e Espírito Santo, a data é reconhecida como feriado estadual.

Em outros locais onde Corpus Christi não é feriado, a data pode ser tratada como ponto facultativo, dando a empresas e repartições públicas a liberdade de decidir se funcionarão ou não.

No caso das agências bancárias, por exemplo, será feriado nessa quinta-feira, dia 30. Na sexta-feira, dia 31, porém, o atendimento volta ao normal.

O mesmo vale para os Correios, cujas agências estarão fechadas na quinta-feira e serviços de entrega suspensos, mas que voltam às atividades regulares na sexta-feira.

Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá agências fechadas tanto na quinta-feira quanto na sexta, voltando ao atendimento regular apenas na segunda-feira, dia 3 de junho.

Tradições e Celebrações

A celebração de Corpus Christi no Brasil é marcada por missas solenes e procissões, onde os fiéis seguem o Santíssimo Sacramento, muitas vezes carregado pelo bispo ou padre em um ostensório. Uma das tradições mais notáveis é a confecção de tapetes de serragem, flores e outros materiais coloridos que decoram as ruas por onde passa a procissão.

Esses tapetes, além de serem uma expressão de fé e criatividade, envolvem a comunidade em um trabalho conjunto, unindo pessoas de diferentes idades e habilidades em um projeto comum. Em cidades como Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG) e São Luís (MA), os tapetes são verdadeiras obras de arte e atraem turistas de diversas regiões.