Foi anunciado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, um novo concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro, carreira que pede ensino médio de formação. Além disso, a empresa também anunciou um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), em resposta a uma demanda interna dos seus servidores.

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, desde 2011 a empresa não realiza um concurso público. "Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas, no primeiro momento, as vagas serão preenchidas pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país", afirmou Silva dos Santos.

O edital do concurso Correios 2024 está previsto para ser publicado em setembro, com o objetivo de fortalecer os pontos de entrega da empresa em todo o país. A expectativa é que os novos contratados sejam chamados ainda em dezembro deste ano. Entre as mais de 3 mil vagas, haverá ainda chances cargos de nível superior, como arquitetos, engenheiros e advogados.

Programa de Desligamento Voluntário (PDV)

Segundo Silva dos Santos, o PDV é uma demanda dos próprios servidores da estatal. "Esse pedido é feito pelos próprios funcionários da ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] que já estão há bastante tempo na empresa." O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

A proposta do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) dos Correios estabelece que são elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio da empresa que estejam em atividade na data do desligamento e que cumpram, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao encerramento das inscrições, os seguintes critérios:

  • Idade entre 55 e 75 anos;
  • Tempo de serviço nos Correios de, no mínimo, 25 anos;
  • Pelo menos 36 meses de remuneração nos últimos 60 meses.

Publicação dos Correios

Confira abaixo a publicação dos Correios na íntegra:

"Correios aprova Programa de Desligamento Voluntário

A proposta do Programa de Desligamento Voluntário (PDV/2024) dos Correios foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa. Antes, a proposta já tinha sido aprovada pela Diretoria Executiva. Para ser aplicado, o programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - SEST/MGI.

O lançamento do PDV em conjunto com a realização do concurso público foi um dos compromissos assumidos pela atual gestão para fortalecer, valorizar e reconhecer o seu quadro de pessoal efetivo."

Correios terá 2 editais

No dia 16 de abril, o órgão divulgou nas redes sociais os cargos que serão preenchidos no novo concurso. A seleção terá 2 editais, um para carreiras de nível médio e outro edital específico para nível superior, sendo:

  • Nível Médio - Agente de Correios (áreas ainda estão sendo definidas, mas o cargo de Carteiro foi confirmado)
  • Nível Superior - Analista de Correios, com previsão de vagas para Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social e Engenheiro.

Foi apresentado ainda o cronograma previsto para a realização do concurso público, que deverá ser aberto em setembro e ter provas em novembro deste ano.