O Ministério da Gestão e Inovação do Governo Federal (MGI) publicou, no último domingo (09), um alerta em suas redes sociais sobre golpes envolvendo o novo Concurso Nacional Unificado, o CNU de 2025.
Sem edital e sem prazo de inscrições definido, candidatos devem ficar atentos aos links fraudulentos de inscrição que aparecem por aí. Golpistas estão criando sites falsos que imitam a página oficial do concurso, solicitando que candidatos preencham formulários de inscrição com dados pessoais. O MGI reforça que todas as novidades sobre o CNU 2025 ainda serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do governo e não há previsão imediata para que o edital seja lançado.
Ainda, recomenda que os interessados verifiquem a autenticidade das informações antes de tomar qualquer ação ou pagar algum boleto. Veja a publicação:
A primeira edição do CNU ocorreu em agosto de 2024 e se tornou o maior concurso do país em número de inscritos. Segundo o governo federal, mais de 2,1 milhões de pessoas participaram da seleção, concorrendo a 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os resultados do certame foram homologados na última sexta-feira (7), e os aprovados que precisam passar por curso de formação já foram convocados para a última etapa do processo.
O CNU permite que candidatos realizem uma única prova para concorrer a diversas vagas dentro de uma mesma área de atuação, unificando os concursos e ampliando as oportunidades para os participantes.
A primeira edição do CNU bateu recorde de inscrições e se tornou o concurso mais concorrido da história do Brasil. Confira o ranking dos concursos com mais inscritos:
- Concurso Nacional Unificado (2024) - 2.144.435 inscritos;
- Correios (2024) - 1.672.671 inscritos;
- Banco do Brasil (2021) - 1.645.975 inscritos;
- Banco do Brasil (2023) - 1.500.000 inscritos;
- Caixa Econômica Federal (2024) - 1.201.097 inscritos.
CNU 2025 ainda está em análise
O governo já trabalha nos preparativos para a segunda edição do CNU, mas a ministra Esther Dweck explicou que a confirmação oficial do novo concurso depende de fatores como a conclusão do CNU 2024 e a análise do orçamento.
Alguns órgãos, como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco, já demonstraram interesse em participar. O Ministério da Saúde também avalia a adesão, com autorização para preencher 319 vagas.
Para os que não foram aprovados na primeira edição, o CNU 2025 surge como uma nova oportunidade. O governo pretende aprimorar o formato do concurso, com previsão de oferta entre 3.000 e 3.500 vagas.
A ministra também destacou que o novo certame contemplará carreiras estratégicas, como Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) e Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, ambas com 750 vagas e salários iniciais de R$ 9.711,00.
O edital do CNU 2025 deve ser publicado até abril, com provas previstas para agosto. Até lá, os interessados devem ficar atentos aos canais oficiais do governo para evitar cair em golpes.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.