A CVM vai chamar os aprovados no concurso público realizado no início deste ano. Saiu nesta segunda-feira de 30 de dezembro, a Portaria MGI Nº 9.787 de 27 de dezembro de 2024, autorizando a nomeação de 60 aprovados no concurso público para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A convocação contemplará os cargos de Analista e Inspetor, ambos de nível superior, com salários iniciais de R$ 20.924,80 mensais. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou no Diário Oficial da União o aval para as chamadas para lotação nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A nomeação dos aprovados está condicionada a:

  1. Existência de vagas na data da nomeação;
  2. Declaração de adequação orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, com indicação da origem dos recursos a serem utilizados. A responsabilidade pela verificação e publicação das condições para a nomeação, bem como pela edição dos atos administrativos necessários, cabe à própria CVM.

O concurso abriu 60 vagas distribuídas da seguinte forma:

Cargo Escolaridade Vagas
Analista da CVM Nível Superior 40
Inspetor da CVM Nível Superior 20

Do concurso CVM

Com inscrições abertas de janeiro a março deste ano, o concurso teve 10.675 candidatos inscritos nas seguintes especialidades de atuação:

CARGOS ESPECIALIDADE VAGAS NÚMERO DE INSCRITOS REQUISITOS
Inspetor CVM Mercado de Capitais 13 2.040 Exige curso superior em qualquer área de formação;
Contabilidade e Auditoria 07 443 Exige curso superior concluído em contabilidade e registro ativo no conselho regional de contabilidade;
Analista CVM Mercado de Capitais 15 2.790 Exige curso superior em qualquer área de formação;
Gestão 07 2.941 Exige curso superior em qualquer área de formação;
Contabilidade Pública 01 427 Exige curso superior concluído em contabilidade e registro ativo no conselho regional de contabilidade;
Ciência de Dados 07 757 Exige curso superior em qualquer área de formação;
TI/Sistemas e Desenvolvimento 05 766 Exige curso superior em qualquer área de formação;
TI/Infraestrutura e Segurança 05 511 Exige curso superior em qualquer área de formação;

As provas do concurso da CVM foram realizadas no dia 23 de junho de 2024 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os exames ocorreram em todas as capitais brasileiras, com vagas para lotação nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Vale ressaltar que as provas chegaram a ser adiadas devido as enchentes que ocorreram em maio no Rio Grande do Sul. O concurso também reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem negros.

A validade do concurso é de 24 meses, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, a critério da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Veja como foi o concurso:

- Concurso CVM 2024 - Edital