Tá chegando a hora! Com eleições marcadas para o próximo domingo de 2 de outubro, acontecerá nesta quinta-feira de 29 de setembro o último debate dos candidatos à presidência do Brasil. O escolhido governará o país pelos próximos 4 anos.

O último debate promovido pelos presidenciáveis foi realizado no sábado (24) pela CNN e outros grupos de comunicação adjuntos. Band e SBT também já haviam proporcionado o embate entre os candidatos. Agora, resta apenas o debate da Globo.

Para o último debate na Globo, devem estar presentes 7 candidatos:

  • Ciro Gomes (PDT)
  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Luís Inácio Lula da Silva (PT)
  • Luiz Felipe D’Ávila (Novo)
  • Padre Kelmon (PTB)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Soraya Thronicke (UB).

Além destes, concorrem ainda ao cargo mais importante do país os candidatos Eymael (Democracia Cristã), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

A lei eleitoral (artigo 46 da lei 13.488/2017) obriga que apenas candidatos de partidos com mais de 5 cadeiras no Congresso (somando Câmara e Senado) sejam convidados para os debates.

Que horas será o último debate na Globo?

O debate entre os candidatos está marcado para a próxima quinta-feira, 29 de setembro, e terá início às 22h30, segundo a grade da emissora. Além da TV aberta, o programa será transmitido ao vivo no Globoplay e pelo portal G1.

Muitos devem estar se perguntando, mas por que tão tarde? Pois é, já é de praxe que eventos de grande audiência da emissora costumar ocorrer mais tarde, para 'segurar' o telespectador e melhorar a audiência neste período.

Com previsão de um debate com até 3h de duração, brasileiros que queiram acompanhar tudo terão que adentrar a madrugada para conferir os atos finais do embate que promete ser acalorado.

Lula vai

Ausência do último debate promovido pela CNN no sábado, o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas, disse que vai participar do último debate na TV Globo.

Em evento realizado no Rio de Janeiro no último final de semana, Lula criticou Bolsonaro sobre uma possível intervenção no transporte rodoviário nas eleições do domingo: "E temos que estar alertas. Esse maluco que está lá é capaz de fazer com que muitas empresas tirem ônibus de circulação para muitas pessoas não votarem no domingo", disse Lula.

As regras do último debate serão definidas pela Globo e os blocos de perguntas e tempo de resposta anunciados somente antes do início do evento.

Pesquisas recentes para presidente

Veja as últimas pesquisas realizadas por 5 Institutos para o 1º turno das eleições. Os dados são recentes (de 22 a 25 de setembro) e mostram um cenário possível da corrida presidencial:

  • Datafolha
    Lula (PT): 47%
    Bolsonaro (PL): 33%
    Ciro Gomes (PDT): 7%
    Simone Tebet (MDB): 5%
  • IPEC
    Lula (PT): 47%
    Bolsonaro (PL): 31%
    Ciro Gomes (PDT): 7%
    Simone Tebet (MDB): 5%
  • Quaest
    Lula (PT): 44%
    Bolsonaro (PL): 34%
    Ciro Gomes (PDT): 12%
    Simone Tebet (MDB): 5%
  • Ipespe
    Lula (PT): 46%
    Bolsonaro (PL): 35%
    Ciro Gomes (PDT): 6%
    Simone Tebet (MDB): 4%
  • Brasmarket
    Bolsonaro (PL): 44%
    Lula (PT): 31%
    Ciro Gomes (PDT): 6,5%
    Simone Tebet (MDB): 4,5%