A Copa do Mundo do Qatar 2022 começa dia 20 de novembro e a Seleção Brasileira já escalou seus jogadores. O técnico Tite divulgou os nomes de quem irá representar nosso país este ano nos jogos mundiais da FIFA nesta última segunda-feira (7).

O Brasil joga três partidas na primeira fase e todas elas caem em dias de semana, no horário de expediente. Caso seja classificado para outras fases, terão outros dias úteis com jogos, dependendo da classificação no grupo que a seleção estiver.

Vou folgar nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Na verdade, os dias de jogos da seleção brasileira não são considerados feriados e nem folga para o trabalhador. A empresa tem liberdade para estabelecer horários diferenciados ou liberar os empregados e depois compensar as horas em jornadas.

Desta forma, quem for trabalhar nos dias de jogos pode entrar em acordo com o chefe, caso queira assistir as partidas de futebol. Portanto, de acordo com os direitos trabalhistas, o empregador não tem obrigação de liberar seus colaboradores em horários de jogos.

Compensação de horas

As empresas podem negociar horários individuais com seus funcionários e também podem fornecer locais adequados para assistir aos jogos no próprio local de trabalho.

A negociação pode ser feita entre empregado e empregador verbalmente e o ideal é que a compensação das horas seja feita no mesmo mês, para que não gere banco de horas, segundo o artigo 59 da CLT. Porém, caso a compensação ocorra em até seis meses, o acordo deverá ser feito por escrito. Após um ano, o sindicato deverá ser acionado.

Horários diferenciados para jogos da copa

Normalmente, as empresas adotam horários diferenciados em dias de jogos da seleção. Assim, é possível que os horários dos trabalhadores fiquem maleáveis.

A interrupção da jornada de trabalho pode ser feita antes ou depois do horário trabalhado. As empresas podem alterar no máximo, em 2 horas diárias do horário de expediente, desde que respeite o limite máximo de 10 horas de trabalho por dia.

Se a empresa resolver manter o horário normal de trabalho, poderá permitir que os funcionários assistam aos jogos da seleção brasileira, disponibilizando televisão ou telão no ambiente de trabalho.

Mas vale lembrar que se a empresa não entrar em acordo com os funcionários, o dia de jogo do Brasil será considerado um dia normal de trabalho. Se o colaborador se negar a trabalhar e faltar injustificadamente, a ausência poderá ser descontada do salário e poderá receber falta.

Calendário de jogos do Brasil (horário de Brasília)

Veja abaixo como ficam os dias e horários dos jogos da seleção brasileira:

Primeira fase

  • Jogo 1 - Brasil x Sérvia
    Quinta-feira: 24 de novembro, às 16h
  • Jogo 2 - Brasil x Suíça
    Segunda-feira: 28 de novembro, às 13h
  • Jogo 3 - Brasil x Camarões
    Sexta-feira: 2 de dezembro, às 16h