A publicação do edital do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS) está cada vez mais próxima! De acordo com a delegada e ex-chefe da corporação, Nadine Tagliari, o documento deve ser divulgado em até 30 dias, com provas previstas para junho de 2025.

A informação reforça a expectativa dos concurseiros que aguardam o certame, que ofertará 750 vagas, sendo 30 para Delegado, 360 para Inspetor e 360 para Escrivão.

Em suas redes sociais, a delegada Nadine compartilhou um vídeo ao lado de uma candidata, incentivando aqueles que sonham em ingressar na Polícia Civil. No post, ela elogiou a dedicação da candidata e reafirmou seu apoio aos futuros policiais:

O concurso faz parte do planejamento estadual e já foi autorizado pelo governador Eduardo Leite. No entanto, a publicação do edital depende da definição da banca organizadora, que será responsável pela realização das provas e demais etapas do certame.

Requisitos e remuneração

Os cargos exigem nível superior:

  • Inspetor e Escrivão: Diploma de ensino superior em qualquer área;
  • Delegado: Graduação em Direito e três anos de prática jurídica.

Além disso, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e CNH categoria B.

As remunerações iniciais variam conforme o cargo:

Cargo Requisitos Salário Inicial Salário Final
Inspetor Nível superior em qualquer área de formação R$6.748,84 R$14.724,74
Escrivão Nível superior em qualquer área de formação R$6.748,84 R$14.724,74
Delegado Graduação em Direito e 3 anos de experiência jurídica R$21.574 R$29.594,45

Com a previsão do edital para abril, os aprovados devem ser convocados de forma escalonada a partir de fevereiro de 2026. A expectativa é que 180 Inspetores e 180 Escrivães ingressem nessa primeira chamada, juntamente com os 30 Delegados.

Últimos concursos PC-RS

Último Concurso para Inspetor e Escrivão

O último concurso para os cargos de Inspetor e Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi realizado em 2017, com a oferta de 1.200 vagas, sendo 600 para cada cargo. Na época, ambos exigiam formação de nível superior.

Atualmente, cerca de 260 candidatos estão em treinamento na Academia de Polícia (Acadepol), com previsão de posse até maio deste ano.

O concurso foi organizado pela FUNDATEC, que registrou 44.238 inscrições, sendo 19.368 para Escrivão e 24.870 para Inspetor.

Requisitos do Concurso de 2017:

  • Formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional.
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de, no mínimo, categoria "B" até a matrícula no Curso de Formação Profissional.
  • CPF válido e regularizado perante a Receita Federal.
  • Boa saúde física e mental, além de aptidão psicológica para as atividades policiais.
  • Conduta ética, moral e social compatível com a função policial.

Etapas do Concurso:

  • Prova de capacitação intelectual.
  • Prova de capacitação física.
  • Sindicância de vida pregressa e atual.
  • Exames de saúde.
  • Avaliação psicológica.

A prova intelectual foi composta por questões de múltipla escolha e uma redação, realizadas em turnos distintos no mesmo dia.

Último Concurso para Delegado

O último concurso para Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi realizado em 2018, com 100 vagas para uma carga horária de 40 horas semanais. Dessas vagas, 16% foram reservadas para afrodescendentes e 10% para pessoas com deficiência.

Para o cargo de Delegado, os requisitos exigiam bacharelado em Direito, três anos de experiência em atividade jurídica ou policial e CNH categoria "B".

Etapas de Seleção:

  • Prova objetiva de Língua Portuguesa e Conhecimentos Jurídicos.
  • Prova discursiva com 20 questões.
  • Prova oral.
  • Prova de títulos.

Além disso, os candidatos passaram por:

  • Prova de Capacitação Física.
  • Sindicância da Vida Pregressa e Atual.
  • Exames de Saúde.
  • Avaliação Psicológica (eliminatória).