O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou na última terça-feira de 3 de setembro, a consulta aos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral para as Eleições Municipais de 2024.
As Eleições Municipais de 2024, que ocorrerão em mais de 5.500 cidades para eleger prefeitos e vereadores, permitiram a alteração temporária do local de votação em alguns casos específicos, conforme autorizado pelo TSE.
Entre os beneficiados estão pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, militares que trabalharão no dia da eleição, presos provisórios, adolescentes em unidades de internação e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar no local onde estarão trabalhando. Os prazos para solicitar a transferência temporária de local de votação encerraram-se em agosto.
Como consultar o local de votação?
Para consultar o local de votação, tanto para aqueles que solicitaram transferência temporária ou não, os eleitores devem acessar a página oficial do TSE. Veja o passo a passo:
Acesse o site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/servicos;
Clique no menu "Serviços Eleitorais", localizado na barra superior do site;
Em seguida, selecione a opção "Local de Votação";
Desça a barra de rolagem e clique na opção 8 em "Onde Votar";
O sistema irá solicitar a autenticação com seus dados como Número do Título Eleitoral, CPF ou nome, além da data de nascimento e o nome completo da mãe. Além disso, é possível acessar as informações com o e-Título. O aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, conta ainda com uma ferramenta de geolocalização, facilitando o acesso ao local de votação. Atualmente, cerca de 46 milhões de eleitores em todo o país já utilizam o e-Título.
Na próxima página, constará a situação do seu título, o local de votação com endereço completo e se sua biometria está coletada ou não.
Eleições 2024: Datas
- O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorrerá em 06 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um total de 459.488 candidaturas para disputar as vagas disponíveis.
- O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão, referente ao 1º turno, será transmitido de 30 de agosto a 03 de outubro.
- Na ordem de votação, o eleitor primeiro escolherá o vereador, digitando cinco dígitos na urna eletrônica. Os dois primeiros números correspondem ao partido político, permitindo a opção de voto na legenda, e os três últimos identificam o candidato ou candidata.
- Em seguida, o eleitor votará para prefeito, utilizando dois dígitos.
Curiosidade: em Belo Horizonte, haverá uma terceira etapa de votação, com um referendo sobre a mudança da bandeira da capital. A urna eletrônica apresentará a pergunta: "Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?". As opções de resposta são: digitar 1 para SIM (aprova a alteração), digitar 2 para NÃO (não aprova a alteração), digitar qualquer outro número para anular o voto, ou apertar a tecla BRANCO.
Após o registro do último voto, aparecerá a palavra "FIM" na tela da urna, indicando o término da votação. Em Belo Horizonte, isso ocorrerá após o referendo. Já nos outros 852 municípios, será após o voto para prefeito.
Como consultar o local de votação?
Para consultar o local de votação, tanto para aqueles que solicitaram transferência temporária ou não, os eleitores devem acessar a página oficial do TSE. O sistema irá solicitar a autenticação com seus dados como Número do Título Eleitoral, CPF ou nome, além da data de nascimento e o nome completo da mãe.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.