As inscrições para os participantes interessados no Exame Nacional de Residência (Enare) foram abertas nesta quarta-feira, 23 de agosto, e se estenderão até o dia 14 de setembro.

O certame proporciona mais de cinco mil vagas, distribuídas em 3.151 posições no campo médico e 1.945 nas categorias uniprofissional e multiprofissional direcionadas a profissionais da saúde em diversos programas oferecidos por 114 instituições em todo o território nacional.

O Enare, exame de residência mais proeminente do país, traz para os candidatos vantagens como taxa única e mais acessível, um único dia designado para a realização das avaliações, aplicação nas principais capitais e em algumas cidades-polo, além da oportunidade de selecionar a cidade onde deseja cursar a residência, entre outras prerrogativas. O sistema de classificação assemelha-se bastante ao empregado no Enem/Sisu.

Como funciona o Enare?

Para a residência médica, o candidato seleciona sua especialidade no momento da inscrição, e, após concluir o exame, pode escolher a localização onde pretende realizar a residência, com base na pontuação alcançada.

Por outro lado, nas categorias multiprofissional e uniprofissional, o candidato determina sua área de atuação no ato da inscrição, e, após concluir o exame, decide o local onde pretende efetuar sua residência, também levando em consideração sua pontuação.

Durante um intervalo de tempo determinado, a primeira oportunidade de escolha é disponibilizada para que cada candidato indique sua preferência em relação ao local. As pontuações mais elevadas prevalecem sobre as mais baixas, definindo, ao término do período de escolha, quais candidatos serão contemplados com as vagas disponíveis. Após, será aberta uma nova oportunidade para preencher eventuais vagas não preenchidas.

Edital ENARE 2023/2024 - informações atualizadas

No dia 07 de agosto, a Ebserh divulgou os editais referentes à edição ENARE 2023/2024, disponibilizando um total de 5.074 vagas. O processo seletivo está sendo conduzido pelo Instituto AOCP e a taxa de inscrição é fixada em R$ 310,00 para a área médica, e R$ 195,00 para as modalidades uniprofissional e multiprofissional. Acesse os editais completos do ENARE 2023:

O período designado para o envio da documentação para análise curricular está agendado para acontecer entre 23 de agosto e 14 de setembro. As provas serão aplicadas nas capitais e cidades-polo no dia 29 de outubro.

Os interessados poderão acompanhar todo o desenvolvimento do processo pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.

Edições anteriores do Enare

Na primeira edição do exame, realizada em 2020, mais de 4.100 inscritos competiram por 403 vagas em oito hospitais ligados à Rede Ebserh/MEC, bem como um hospital militar.

Na segunda edição, ocorrida em 2021, houve um aumento substancial de interessados e mais de 31.000 inscritos tentaram as 3.200 vagas distribuídas em 77 instituições de todo o país.

Na terceira edição envolvendo a participação de 92 instituições, mais de 53.000 candidatos competiram pelas 4.000 vagas ofertadas.

Cronograma ENARE 2023

Em julho, a Ebserh anunciou a publicação oficial do edital para a adesão de instituições interessadas em disponibilizar vagas pelo ENARE. Esse documento incluiu algumas das principais datas e informações relevantes para a próxima edição do exame.

Confira abaixo o cronograma do ENARE 2023:

  • Adesão de instituições: de 10 de julho a 04 de agosto de 2023;
  • Inscrições de candidatos: de 23 de agosto a 14 de setembro de 2023 pelo site do ENARE;
  • Envio de documentação para análise curricular: a ser realizado entre os meses de agosto e setembro;
  • Realização da prova objetiva: 29 de outubro de 2023;
  • Anúncio preliminar dos resultados da análise curricular: em 06 de dezembro de 2023;
  • Divulgação do resultado final da análise + nota final: em 20 de dezembro de 2023.