O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 está chegando ao fim. Os interessados têm só até a próxima sexta-feira, 10 de maio, para se inscreverem. Este prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

O Encceja dá a chance para aqueles que almejam obter a certificação do ensino fundamental e médio por meio da aprovação na prova. Através desse exame, os candidatos podem validar seus conhecimentos e habilidades, possibilitando a conclusão dos estudos de forma oficial e validada pelo Ministério da Educação - MEC.

Como funciona o Encceja?

Desde 2002, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove o Encceja, exame gratuito e direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio deste exame, são avaliadas competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do Encceja como critério para certificar os participantes nos níveis de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, o exame estabelece uma importante referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, contribuindo de forma significativa para o panorama educacional do país.

Quem pode participar do Encceja?

Para se inscrever no Encceja, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova, para o exame do Ensino Fundamental.
  • Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova, para o exame do Ensino Médio.

Uma vez realizada a inscrição, esta não poderá ser cancelada. É fundamental acompanhar a situação da inscrição e a divulgação do local de prova no endereço eletrônico utilizado para a inscrição.

Durante o processo de inscrição, as solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social devem ser feitas. O Inep garantirá os recursos necessários para os participantes que comprovem a necessidade.

Inscrições para o Encceja 2024

Como se inscrever no Encceja 2024?

As inscrições para o Encceja já estão abertas e podem ser feitas através do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, utilizando seu login do Gov.Br até dia 10 de Maio. Basta inserir seu CPF e sua data de nascimento.

Se você ainda não possui um cadastro, será necessário criá-lo na página do gov.br. É importante ressaltar que não há cobrança de taxa alguma no processo de inscrição para o Encceja.

Se a pessoa não justificou a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024. O prazo estabelecido para o ressarcimento encerra-se em 15 de maio.

Provas Encceja 2024

As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 25 de agosto.

Os horários das provas serão os seguintes:

Manhã:

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Tarde:

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

Os municípios onde as provas serão aplicadas serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.

Cronograma

Confira o cronograma das próximas datas do Encceja 2024:

Período de Inscrição: 29 de abril a 10 de maio de 2024

Período de ressarcimento: 29 de abril a 15 de maio de 2024

Período de solicitação para tratamento pelo Nome Social: 29 de abril a 10 de maio de 2024

Período para solicitação de atendimento especializado: 29 de abril a 10 de maio de 2024

Data de divulgação do resultado: 17 de maio de 2024

Período para interposição de recurso: 20 de maio a 24 de maio de 2024

Data de divulgação do resultado do recurso: 29 de maio de 2024

Data de aplicação para ensino Fundamental e Médio: 25 de agosto de 2024