A partir da próxima segunda-feira, 6 de maio, todas as agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, juntamente com algumas unidades no Rio Grande do Sul, estarão recebendo doações para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que têm assolado o estado gaúcho. A estatal se comprometeu a coletar e transportar gratuitamente os donativos, sem nenhum custo adicional para os doadores.
Alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, materiais de higiene seca e itens de vestuário são os itens mais necessários no momento, de acordo com informações da Defesa Civil, que é parceira dos Correios nesta ação solidária.
Contribuição pelos Correios
Além de receber doações, os Correios também contribuirão com itens de vestuário e utensílios domésticos para as pessoas afetadas pelas enchentes. As doações compreendem itens de remessa não entregue, ou seja, produtos que foram alvo de todas as tentativas de entrega, mas não foram reivindicados pelos destinatários ou remetentes, e já excederam o período de 90 dias para contestação conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Em Santa Maria, os Correios mobilizaram caminhões e equipes para colaborar com a Defesa Civil conforme demanda.
Essa iniciativa conjunta entre as superintendências estaduais dos Correios está sendo realizada por determinação da Diretoria Executiva da estatal e do Ministério das Comunicações, órgão ao qual a empresa está vinculada e que participa do grupo de crise criado para enfrentar a situação.
Correios na ajuda das enchentes
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou: "Como empresa pública e agente do governo federal, é nossa obrigação contribuir com o Rio Grande do Sul neste momento tão difícil. Seguindo a diretriz do presidente Lula, estamos colocando nossa estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem."
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também destacou a importância dessa ação solidária dos Correios, afirmando: "Seguindo a determinação do presidente Lula de que todos os esforços do Governo Federal sejam realizados para apoiar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, as unidades dos Correios vão auxiliar na coleta de doações para os desabrigados."
Onde entregar as doações?
No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais de diversos municípios. Além disso, os Correios estão trabalhando de forma contingencial no estado para minimizar os impactos das inundações nos serviços prestados aos clientes. A empresa recomenda que os clientes busquem informações sobre o funcionamento das agências antes de se dirigirem até elas, através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 725 0100.
Além de receber doações e manter os serviços de entrega em funcionamento, os Correios também estão implementando ações internas para apoiar seus funcionários afetados pelas enchentes, incluindo concessão de auxílio-calamidade e apoio por meio de assistentes sociais.
Onde entregar as doações para os Correios?
No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais de diversos municípios. Além disso, os Correios estão trabalhando de forma contingencial no estado para minimizar os impactos das inundações nos serviços prestados aos clientes.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.