Acabou a espera! O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 7 de março, o edital do FIES 2024. Após atraso na divulgação do documento, os estudantes já podem consultar o cronograma do processo seletivo no primeiro semestre do ano.

O edital do Fies 2024/1 traz as regras, prazos e informações sobre a inscrição, classificação, pré-seleção e lista de espera.

Reserva de vagas - será reservada 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706,00) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, denominadas "vagas Fies Social".

Cronograma Fies 2024

  • Divulgação do edital: 07/03/2024;
  • Inscrições: 12 a 15/03/2024;
  • Resultado chamada única: 21/03/2024;
  • Prazo para complementar inscrição: 22 a 26/03/2024;
  • Chamadas da lista de espera: 28/03 a 30/04/2024.

Inscrições Fies 2024

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo Fies 2024 deverão se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio do FiesSeleção, disponível para acesso no Portal Acesso Único do MEC, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/fies.

O prazo de inscrição do Fies 2024/1 ficará aberto entre os dias 12 e 15 de março.

Ao acessar o Portal Único, o candaidato deverá efetuar seu cadastro no "Login Único" do governo federal e criar uma conta gov.br ou inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física - CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.

Fies 2024: vagas e classificação

Vagas Fies Social:

  • CANDIDATOS que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • CANDIDATOS que não tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • CANDIDATOS que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  • CANDIDATOS que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

Vagas para os demais CANDIDATOS:

  • CANDIDATOS que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • CANDIDATOS que não tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • CANDIDATOS que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  • CANDIDATOS que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 de março de 2024.

Estudantes reclamam de atrasos do MEC

São diárias as cobranças pelo edital do Fies nas redes sociais do Ministério da Educação e do ministro Camilo Santana. Pelo campo dos comentários, diversas pessoas questionam sobre a publicação do documento, além de cobrar o atraso no resultado do Prouni que ainda não saiu.

Ainda, pelo Twitter os estudantes manifestam insatisfação quanto ao não cumprimento dos prazos e falta de clareza sobre as próximas etapas.

Quem pode participar do Fies 2024?

O Fies é uma oportunidade para estudantes de baixa renda financiarem, sem juros, as mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas.

Os requisitos básicos para participar do Fies, conforme a última edição, incluem alcançar média de 450 pontos no Enem e não zerar a redação, além de apresentar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Após a conclusão do curso, o pagamento do financiamento é realizado de acordo com a renda do estudante, com um prazo estimado de 14 anos para quitação.

Edital do Fies Social é lançado

Foi publicada a resolução que cria o Fies Social, nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visa ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo financiamento de até 100% dos encargos educacionais para estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico, alcançando mais de 100 mil estudantes em 2024.

Além disso, o Fies Social reserva vagas para estudantes de baixa renda e para grupos étnicos e pessoas com deficiência, visando promover inclusão e equidade no acesso à educação superior.