No último domingo, mais de 6 mil candidatos realizaram a primeira etapa do processo seletivo da Força Aérea Brasileira. O certame busca o preenchimento de 314 vagas para o exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos para o segundo semestre do ano de 2022 (EA CFS 2/2022).
As vagas são para especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. Após a conclusão do curso de formação, o candidato será declarado Terceiro Sargento, com soldo fixado em R$ 3.825,00.
A prova escrita e objetiva aplicada no último domingo ocorreu nas cidades de Belém (PA), Alcântara/São Luís (MA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
As provas escritas são de caráter classificatório e eliminatório e serão avaliadas em uma escala de zero a 10, considerando-se para o cálculo todas as casas decimais. Para ser considerado aprovado o concorrente deverá obter pontuação igual ou superior a 5.
Gabaritos do CFS 02/22
Os gabaritos preliminares das provas aplicadas serão divulgados no dia 16 de novembro, através do site da EEAR, e os gabaritos oficiais saem em 14 de dezembro, pelo site do órgão.
Próximas etapas
Após aprovado na prova escrita, os candidatos realizarão Inspeção de Saúde - INSPSAU, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, é destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o curso.
Haverá Exame de Aptidão Psicológica - EAP, de caráter eliminatório e classificatório. Esse avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho as atividades previstas. O EAP será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos expedidos por aquele Instituto e na NSCA 38-20 (Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas).
O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico - TACF, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicado para os candidatos aprovados nas etapas anterior. Este, tem o objetivo de avaliara a resistência e o vigo físico, por meio de exercícios físico, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso.
A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples de cada um deles.
O prazo para a interposição de recursos será de dois dias úteis, contados do primeiro dia subsequente à data de publicação do objeto do recurso.
Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS)
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EEAR, passa à situação de Aluno, situação essa a ser mantida durante todo o Curso de Formação. O Aluno do CFS é militar da ativa, com precedência hierárquica prevista na Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.