Neste último domingo, dia 04 de junho, a Força Aérea Brasileira aplicou as provas objetivas do concurso público da Aeronáutica que busca preencher 224 vagas no Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos para ingresso no primeiro semestre do ano de 2024. O gabarito preliminar das provas já foi divulgado e pode ser consultado no site do órgão.
O certame tem por objetivo selecionar candidatos para as seguintes áreas nos cursos de formação:
- Mecânico de Aeronaves (60);
- Material Bélico (15);
- Eletricidade e Instrumentos (16);
- Estrutura e Pintura (10);
- Equipamento de Voo (12);
- Suprimento (14);
- Guarda e Segurança (30);
- Controle de Tráfego Aéreo (85).
Sendo aprovado e convocado, o candidato deverá se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 29 de junho de 2023 para realizar a matrícula no curso que possui duração de dois anos. Durante este período, o aluno recebe uma ajuda de custo no valor de R$ 1.199,00.
Após encerrar o curso e receber a titulação de terceiro-sargento, o aprovado recebe um soldo de R$ 3.825,00.
Prova
No último domingo, às 9h40min do dia 04 de junho, foi a vez dos candidatos realizarem a prova objetiva do certame.
As provas foram aplicadas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Lagoa Santa/Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Os candidatos tiveram 04h20min para responder às questões de múltipla escolha, sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa - nível intermediário (para os candidatos que optarem por controle de tráfego aéreo);
- Língua Inglesa - nível básico (para demais especialidades);
- Matemática;
- Física;
- Inspeção de Saúde.
Gabarito
Os candidatos já podem consultar os gabaritos provisórios das provas objetivas, pela internet, no endereço eletrônico da Aeronáutica.
- Clique aqui e confira o gabarito provisório
Será possível encaminhar entre os dias 06 a 07 de junho, às fichas informativas sobre a formulação das questões. Os recursos deverão ser encaminhados através do sistema de inscrição, utilizando-se da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ) - https://ingresso.eear.aer.mil.br/SOO/class/SGCEM.inscricao.php?concurso=CFS%201%202024.
No pedido de revisão, o candidato deverá especificar os itens das questões a serem revistos, citando, com base na bibliografia indicada, a obra, o autor, o capítulo e as páginas que embasaram suas argumentações.
Os gabaritos oficiais estarão disponíveis para consulta a partir do dia 03 de julho de 2023. As provas serão avaliadas numa escala de 0 a 10, sendo que o candidato deverá obter no mínimo 5 pontos na prova objetiva para ser considerado aprovado.
Desempate
Em caso de empate, terá prioridade o candidato que tiver:
- maior grau obtido na PP;
- maior grau obtido na PM;
- maior grau obtido na PF;
- maior grau obtido na PI; e
- maior idade.
Próximas etapas
- Inspeção de saúde;
- Exame de aptidão psicológica;
- Teste de avaliação do condicionamento físico;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar;
- Validação documental.
O Teste de Condicionamento Físico será aplicado para medir a capacidade mínima de condicionamento físico para o Serviço Militar. Os índices mínimos de aprovação são:
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.