O concurso público da Polícia Civil de Minas Gerais contou com mais de 112 mil candidatos inscritos. O certame busca o preenchimento de 519 vagas em cargos de Delegado, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão e Investigador de Polícia.

As vagas estão distribuídas em 5 editais diferentes, sendo 62 vagas para Delegados, 9 vagas para Médico Legista, 21 vagas para Perito Civil, 397 vagas para Escrivão de Polícia e 30 para a função de Investigador de Polícia.

Para os cargos de Investigador de Polícia, Perito Criminal e Médico Legista as provas objetivas ocorreram no domingo passado, 12 de dezembro. Já para os cargos de Delegado de Polícia e Escrivão de Polícia as provas foram aplicadas neste domingo, 19 de dezembro.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram compostas de 60 ou 70 questões de múltipla escolha, cada uma com 4 alternativas de respostas. Cada questão da prova valerá um ponto, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior 60% das respostas corretas.

Gabaritos PM-MG

Os gabaritos preliminares das provas objetivas que ocorreram no dia 12 de dezembro, já estão disponíveis. Já os das provas do dia 19 de dezembro, serão divulgados nesta quarta-feira, 22 de dezembro, pelo site da Polícia Civil-MG.

Próximas etapas

Para os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia, haverá prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, tem como objetivo a avaliação para cada disciplina, variará de 0 a 10 pontos, e serão considerados o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo durante a exposição.

As provas serão realizadas em conformidade com os respectivos programas e se constituirão de questões que demonstrem conhecimento jurídico e segurança na exposição, referentes às seguintes matérias:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% dos pontos, no somatório total das quatro matérias.

Para os candidatos aos cargos de Delegado de Polícia, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia, haverá exame biofísico, de caráter eliminatório. Os testes de capacidade física serão realizados em 4 modalidades devendo o candidato atingir, para aprovação, o desempenho mínimo de dois pontos em cada teste específico e o índice mínimo de 50% no total dos pontos.

A prova de capacitação física será constituída dos seguintes exercícios:

  • Flexão de braço
  • Teste de impulsão horizontal
  • Corrida de 50 metros rasos
  • Teste de cooper em 12 minutos sobre terreno plano, em estilo livre.

Haverá avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, para todos os candidatos. Esta, tem como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da Psicologia.

Para todos os candidatos haverá também avaliação de Título, de caráter classificatório. Somente serão julgados os títulos dos candidatos aprovados em todas as etapas anteriores. O candidato deverá apresentar os títulos comprobatórios, quando da realização da etapa dos exames biomédicos e biofísicos, em data oportunamente publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e divulgada nos endereções eletrônicos da organizadora e da Polícia Civil de MG.

A Investigação Social, de caráter eliminatório, será aplicada para todos os candidatos e será procedida pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, entre os candidatos não eliminados nas etapas anteriores. O preenchimento do Boletim de Investigação Social e a apresentação de documentos pessoais poderão ser realizados em qualquer uma das etapas e de acordo com a conveniência administrativa, conforme convocação por ato Oficial no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

O candidato que desejar interpor os recursos disporá de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

Concluído o concurso público e homologado o resultado final, a nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas no edital obedecerá à estrita ordem de classificação, ao prazo de validade do concurso e ao cumprimento das disposições legais pertinentes.

O prazo de validade deste grande concurso público será de dois anos, prorrogável ainda uma vez, por igual período, a critério do governo do estado.