O concurso público da Secretaria de Educação do Espírito Santo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 57 mil candidatos. O certame busca o preenchimento de 1.500 vagas efetivas nas funções de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB de Ensino Fundamental e Médio.

Os salários oferecidos vão de R$ 1.889,72 a R$ 4.975,43 por jornadas de trabalho de até 40 horas por semana.

As provas ocorreram no período da manhã para Agente de Suporte Educacional e a tarde para Professores. As provas tiveram 60 questões de múltipla escolha a serem avaliadas em uma escala de zero a 60 pontos, valendo 1 ponto cada questão, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver, no mínimo:

  • 13 acertos em conhecimentos básicos;
  • 21 acertos em conhecimentos específicos; e,
  • 36 acertos na soma de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos.

Juntamente às provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva - estudo de caso ou redação, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, vai de 0 a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 60 pontos.

Gabaritos da SEDU-ES

Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas serão disponibilizados a partir das 17 horas desta segunda-feira, 28 de março, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas.

Os recursos poderão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a divulgação, apenas pelo site da FCC.

Para os candidatos inscritos para os cargos de Professor P (Pedagogo) e de Professor B considerados habilitados na Prova Discursiva, haverá avaliação de Títulos, de caráter classificatório. Serão aceitos títulos obtidos pelo candidato até a data final do prazo de recebimento de títulos, publicado em edital que estabelecerá o período para envio. A avaliação dos títulos será feita pela Fundação Carlos Chagas, podendo a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) solicitar, a qualquer tempo, a apuração de sua autenticidade e o seu resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas.

A nota final dos candidatos habilitados para todas as será igual a nota objetivas em todas as etapas realizadas pelo candidato.

O resultado final do concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será publicado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER) e pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) no Diário Oficial do Estado, bem como a homologação final do concurso.

O concurso público terá validade de seis meses a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.