O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou neste domingo de 25 de agosto as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2024. As avaliações ocorreram em escolas de todos os estados e no Distrito Federal.

Ao todo, o INEP divulgou que 895.512 pessoas se inscreveram. Dessas, 141.245 (15,77%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 754.267 (84,23%), para o ensino médio. Quem teve direito a tempo adicional contou com uma hora a mais para finalizar a prova.

  • As provas do ENCCEJA 2024 foram aplicadas nos turnos da manhã e da tarde.
  • O exame para o ensino fundamental teve 4 provas objetivas, cada uma com trinta questões, abrangendo diversas áreas do conhecimento, além de uma redação.
  • Já para o ensino médio, foram também 4 provas objetivas, também com trinta questões cada, além da redação.

O tema da redação foi "o combate ao desperdício de alimentos" para quem busca o diploma do ensino fundamental e "ações para combater as notícias falsas no Brasil" para a certificação do ensino médio.

Gabaritos Encceja 2024

Agora, candidatos poderão conferir os gabaritos e como foram nas provas somente na semana que vem. É que o INEP prevê divulgar as respostas somente no 10º dia útil após a aplicação, que seria na sexta-feira da próxima semana, ou seja, no dia 6 de Setembro. Os gabaritos poderão ser consultados apenas no site do INEP.

Quem passa? Para ser aprovado na prova e conseguir o diploma, o candidato precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e ter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

O desempenho será calculado com base na TRI, numa escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos.

Já o resultado do ENCCEJA 2024 será liberado para consulta individual no dia 23 de dezembro de 2024, mediante login com número do CPF e da senha, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Como foi o Encceja 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ocorre anualmente para os jovens e adultos que queiram a certificação do Ensino Médio e Fundamental.

É possível optar por fazer apenas a prova do Ensino Fundamental ou somente do Ensino Médio e obter ambos os diplomas. Além disso, há a opção de buscar certificação para habilidades específicas em matérias individuais. As inscrições neste ano foram de 29 de abril a 10 de maio, exceto para participantes do Rio Grande do Sul, que tiveram prazo até 24 de maio para se inscrever, devido às enchentes.

A aplicação do Encceja Nacional 2024 ocorreu no dia 25 de agosto em todo o país. Os municípios de aplicação foram divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep. Veja como foram as provas:

Para o ensino fundamental

Áreas de conhecimento Componentes curriculares Turno Duração
Prova I: Ciências Naturais Ciências Matutino 4 horas
Prova II: Matemática Matemática Matutino 4 horas
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física Vespertino 5 horas
Prova IV: História e Geografia História, Geografia, Filosofia e Sociologia Vespertino 5 horas

Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizou as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Para o ensino médio

Áreas de conhecimento Componentes curriculares Turno Duração
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia Matutino 4 horas
Prova II: Matemática e suas Tecnologias Matemática Matutino 4 horas
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física Vespertino 5 horas
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia Vespertino 5 horas

A aplicação teve 4 horas de duração pela manhã e 5 horas de duração à tarde, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

O Encceja saiu pelo edital nº 18 no Diário Oficial da União. Para participar do Encceja, era necessário que o candidato tivesse:

  • no mínimo, 15 anos completos para o exame do ensino fundamental
  • no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio na data de realização da prova.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio e são eles que liberam os diplomas aos aprovados.